O artista galego Xohan Viqueira criou uma série de gravuras, associadas aos 95 anos da Gazeta das Caldas, com motivos bordalianos
As primeiras páginas da Gazeta das Caldas ganham uma nova vida e função nas mãos de Xohan Viqueira. O artista galego, amigo das Caldas, pegou nas páginas deste semanário e usou-as de forma criativa como base para novos desenhos.
É fã confesso de Bordalo Pinheiro e costuma inspirar-se nas suas icónicas personagens para realizar as mais variadas intervenções e obras de arte.
Para assinalar o 95º aniversário da Gazeta das Caldas, o artista decidiu fazer uma série de gravuras numeradas e assinadas referentes aos tempos que estamos a viver.
Usou nos trabalhos uma tinta sintética que permite “ver” que são os artigos da Gazeta que são a base deste trabalho onde a pandemia, o aniversário do jornal e os elementos bordalianos dão forma a composições originais deste artista. Há duas versões de cada um dos vários desenhos onde todas as personagens de Bordalo foram retratadas com máscara. Não falta o Zé Povinho, que foi retratado de várias maneiras, incluindo representado sob a capa do dia 1 de outubro, a edição de aniversário do semanário. Essa primeira página contém um texto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ainda com uma ilustração do premiado André Carrilho. “Esta é também uma forma de assinalar estes tempos que estamos a viver”, disse o artista à Gazeta das Caldas, acrescentando que gostaria que a venda destes trabalhos “tivesse um carácter solidário relacionado com a pandemia”.
A venda das gravuras vai reverter para uma campanha de solidariedade
Gazeta das Caldas une-se a este desejo expresso do autor e vai promover uma campanha que visa angariar fundos com essa finalidade para o Hospital das Caldas da Rainha.
“Tenho uma forte ligação às Caldas há várias décadas”, referiu o artista plástico que é o autor da grande escultura cerâmica de arte pública que assinala os 25 anos, do Cencal, bem como do Jardim Bordalo.No CEERDL, o autor fez várias esculturas cerâmicas que foram colocadas no espaço exterior.
A peça comemorativa “Madona do Cencal” possui vários metros de altura e encontra-se colocada no exterior do centro de formação caldense. Foi no Cencal que, desde 1987, coordenou várias ações de formação relacionadas com a incorporação da Cerâmica na Arte Pública e também sobre a relação da Cerâmica com a Arquitetura.
Xohan Viqueira possui um extenso currículo, marcando presença em workshops e eventos internacionais que acontecem em vários países do mundo. Também pertence desde 2019 à Academia Internacional de Cerâmica. O artista está a trabalhar num projeto onde se inspira em várias personagens ligadas ao mar português. Inclui também no projeto os salineiros de Aveiro, cidade onde já foi distinguido no dia da Cidade em 2018.
Perfil
Desde os anos 1980 que Xohan Viqueira está ligado às Caldas da Rainha. Relações artísticas e de amizade fazem deste artista plástico galego uma presença regular que tem obras de arte pública em vários espaços do Cencal e do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL).
Nestas duas entidades locais, há grandes intervenções cerâmicas. No Cencal, o jardim interior é povoado por personagens de movimento bordalianas em tamanho real, às quais o artista galego deu nova configuração.
O ceramista foi docente na Escola Superior de Cerâmica de Manises e é presença regular em exposições e workshops na China, Coreia do Sul, Tawain e mais recentemente no Japão. Está inclusivamente a preparar uma segunda exposição individual que irá decorrer numa galeria de Quioto. Além das Caldas da Rainha, Xohan mantém ligações com outras cidades portuguesas como Barcelos e Aveiro. Já foi premiado na Bienal Internacional de Cerâmica de Aveiro e depois convidado para membro do júri com exposições antológicas.
Algumas das gravuras onde o artista galego une os elementos gráficos da Gazeta e os bonecos bordalianos. A vendas das obras reverterá para um fim solidário relacionado com a pandemia