Guga Morgado mostra pinturas em estreia no Museu Malhoa

0
697

Desde criança que Gustavo Morgado se interessa pelas artes. Durante a quarentena, o caldense, que frequenta o 2º ano do curso de Marketing e Publicidade, em Lisboa, experimentou pintar uma tela. Gostou do processo, ao ponto de ter ficado “meio viciado” na pintura. No Dia Internacional da Juventude, assinalado a 12 de agosto, teve a oportunidade de expor as primeiras pinturas no Museu Malhoa, a convite do diretor, Carlos Coutinho.

A inauguração contou com a presença dos vereadores da Educação e do Desporto da Câmara das Caldas, Maria João Domingos e Pedro Raposo, respetivamente.

“Tive uma ótima reação das pessoas e, por isso, dei continuidade ao trabalho de pintura”, disse o autor, de 21 anos, mais conhecido por Guga, e para quem “é uma verdadeira honra poder expor ao lado das obras de José Malhoa”.

“Puberty” é como se intitula a mostra de estreia de Guga Morgado, que integra várias pinturas que são povoadas por referências de cinema e de música de cultura. Nas suas obras encontram-se referências a Star Wars, Nasa, Einstein, assim como frases de músicas de canções de heavy metal dos AC/DC e também de temas de… Frank Sinatra.

“Não são do teu tempo, mas gosto de juntar um mix de canções de várias épocas”, disse o artista, que pontua as pinturas com personagens da Disney, como Tarzan ou Cruella e que marcaram a infância de várias gerações.  e que representam a ingenuidade da infância que se perde ao chegar à fase adulta.

Guga une, também, referências  da realidade atual, onde não faltam reflexos sobre os venenos que nos rodeiam como as drogas,  o tabaco, álcool, redes sociais e também os ex-namorados (as). Outro quadro está relacionado com a escravatura e a cultura africana e afro-americana e uma outra onde Guga Morgado reflete sobre a evolução do Homem, com referências a Darwin, a Leonardo Da Vinci e às quais juntou a figura de Tarzan.

Além desta mostra, o Dia Internacional da Juventude foi assinalado com a apresentação de projetos de empreendedores das escolas das Caldas, numa iniciativa promovida pela Câmara das Caldas da Rainha e pela AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste. A exposição “Puberty”  está patente até  ao próximo dia 12 de setembro. ■