Impulso está de regresso ao CCC e ao Parque

0
543
A banda caldense Cave Story irá encerrar a temporada atuando, em dezembro, no centro cultural

Festival reinicia com aposta em músicos locais e nacionais…e alguns estrangeiros

Recomeça, em breve, a segunda parte da temporada do renovado formato do Festival Impulso, com a apresentação de mais 12 projetos musicais, após os 18 artistas que atuaram no CCC na primeira parte da Season. “Faremos uma forte aposta em músicos da casa”, disse Nuno Monteiro, o diretor do festival referindo que, além dos Cave Story (que vão fechar a Season), também Stereossauro fará parte desta temporada. Ambos poderão dar a conhecer os seus últimos trabalhos musicais no CCC.
O primeiro espetáculo decorrerá a 22 de setembro ao ar livre, numa noite de concertos no Parque.
Para assinalar o recomeço, o Impulso trará o chamado “desert blues”, ou melhor o rock do deserto. Irá fazê-lo com a atuação dos Etran de L’Aïr, banda do Níger, e que promete colocar toda a plateia a dançar.
A primeira noite conta ainda com o espetáculo de Pipa de Ma$$a ft. Osaya, artista e produtora portuguesa residente em Berlim e que frequentou a ESAD.CR. Pipa de Ma$$a tem um projeto onde cruza a música eletrónica e música popular portuguesa. A sua amiga Osaya é alemã e participará na atuação cantando e fazendo performance.
“Essa noite, se as condições climatéricas o permitirem faremos a atuação no Parque para fechar o verão”, disse o diretor que é também docente da ESAD.CR.
O evento – que marca o rearranque do Impulso – vai contar com entradas gratuitas. “Será também uma forma de receber os novos alunos da escola de artes caldense”, disse Nuno Monteiro.

A artista Pipa de Ma$$a vive atualmente em Berlim mas formou-se na ESAD.CR. Irá atuar no Parque com a alemã Osaya

A programação do festival continuará com a dupla emergente Teryl Kaiz e com a estreia, em Portugal, dos britânicos Memorials, prevista para o dia 7 de outubro. Trata-se de um grupo que cruza influências de rock, jazz e de música eletrónica, que fará a sua estreia em terras lusas nas Caldas.
A Sul (autora da nova música portuguesa) e ainda os B Fachada que são as propostas para novembro. Os B Fachada, projeto do cantautor e multi-instrumentista Bernardo Cruz Fachada, promete atrair muitos dos fãs deste consolidado projeto nacional.
Já para o mês de dezembro estão previstas também as atuações dos Moullinex que se une aos GPU Panic para uma atuação conjunta. Prevista está ainda a atuação de Soluna. A cantora que nasceu em Barcelona, possui raízes angolanas, espanholas e argentinas e atualmente encontra-se a viver em Portugal.

Esta segunda temporada contará com a atuação de grupos internacionais. Os britânicos Memorials vão estrear-se em Portugal atuando nas Caldas, no Festival Impulso já no mês de outubro

Também a parceria com o Doclisboa regressa já em outubro, com as sessões de cinema e conversas com realizadores – nacionais e internacionais – e as sessões dedicadas à sétima arte irão dividir-se entre a ESAD.CR e o CCC.
O Festival Impulso 2023 é organizado pela Pulsonar Associação numa co-organização com o Município caldense e em parceria com a ESAD.CR. Os bilhetes para os concertos já estão disponíveis online através da rede BOL. ■