Isabel Ricardo lança novo romance histórico

0
314

A escritora nazarena Isabel Ricardo está de volta aos romances históricos e a protagonista do seu mais recente livro é Ana Luzindra, a bela mulher do Sítio da Nazaré que durante as invasões francesas terá levado muitos soldados napoleónicos ao abismo. “A Revolução da Mulher das Pevides” junta personagens históricas a personagens inventadas pela escritora e é apresentado amanhã, dia 11, na Biblioteca Municipal da Nazaré.
Com diversos títulos infanto-juvenis publicados, Isabel Ricardo consolidou o seu percurso de escritora com romances históricos como “O Último Conjurado”, que reporta à Revolução de 1640, ou “A Demanda do Mestre”, cujo enredo se passa durante a Crise de 1383-85. Laborinho Lúcio, seu conterrâneo, salienta “o rigor com que procura os factos”, bem como o “encantamento, quase ingénuo, que nos devolve ao tempo em que a História era um fascínio e a aventura um desejo”, em cada um dos seus romances.
Desta feita a autora recupera a história da nazarena que atraiu os soldados franceses para a morte e escolheu para título da sua obra uma expressão típica do Sítio da Nazaré usada para falar de coisas insignificantes. “Revolução da Mulher das Pevides” refere-se ao facto da população do Sítio, armada apenas com paus e pedras, mas com muita coragem e patriotismo, se ter revoltado contra as baionetas e armas de fogo das tropas de Napoleão, que conseguiu expulsar.
O novo livro de Isabel Ricardo tem a chancela da Planeta Editora e é apresentado às 16h00 no auditório da Biblioteca.

J.F.