É com um nome grande da música nacional que tem início esta noite, 4 de Maio, a 15ª edição do Jazz Valado. Cabe a Mário Laginha Trio “Mongrel” abrir as hostes de um festival que já se afirmou na agenda jazzística portuguesa.
Pelas 22h00, o pianista sobe ao palco da Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado dos Frades, acompanhado por Bernardo Moreira no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria, uma formação criada em 2004, precisamente para o festival de jazz valadense. Desde então, o trio já gravou três discos, o último dos quais vai apresentar esta noite.
De acordo com Mário Laginha, o mais recente trabalho da formação assenta nas músicas de Chopin, às quais foi dada nova roupagem. “Tomei muitas liberdades. Mudei compassos, tempos, modifiquei algumas harmonias – até mesmo melodias – criei espaço para a improvisação, enfim, nunca me abstive de alterar aquilo que me pareceu necessário para aproximar a música de Chopin do meu universo musical”, diz o pianista.Lançado em Novembro de 2010, o último trabalho do trio é, assim, composto por música que “não é exactamente a que Chopin escreveu, está contaminada por outras”. Uma música “extraordinária” que resulta num “disco excelente”, afiança o director artístico do Jazz Valado, Adelino Mota.
Neste primeiro de dois fins-de-semana dedicados ao jazz em Valado dos Frades fica ainda o desafio para ouvir, amanhã à noite, Tahina Rahary Malagasy Roots, que junta Tahina Rahary na guitarra, José Menezes nos saxofones, Francisco Santos no baixo e contrabaixo e Time Chernov na bateria.
Natural de Madagáscar, e a viver em Portugal há quase 20 anos, Tahina tem conseguido implantar a sua originalidade e linguagem própria de um africano que estudou nas principais escolas de jazz da Europa. Acompanhado de um dos mais conceituados saxofonistas portugueses, trará a Valado um repertório de originais que pretende gravar a curto prazo.
Um espectáculo para assistir a partir das 22h00.
Para os concertos de hoje e amanhã os bilhetes podem ser comprados antecipadamente na Viola – Contabilidade e Serviços, Lda, em Valado dos Frades, ou na sala da BIR, a partir das 21h00. Os estudantes que se façam acompanhar dos respectivos cartões de identificação têm descontos nas entradas dos concertos, cujos preços variam entre os seis e os dez euros.
A última proposta do fim-de-semana pretende reunir as famílias em torno do jazz. Na tarde de domingo, dia 6, o Combo da Academia Municipal das Artes da Nazaré e o Combo do Sítio dos Sons de Coimbra são protagonistas de um concerto com entrada livre e início às 16h30.
Uma feira de CD’s e DVD’s é outro atractivo deste evento, que está de volta para o próximo fim-de-semana e sobre o qual se podem saber todos os pormenores em www.jazzvalado.net.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt