O fotógrafo caldense João Martins Pereira viu o seu trabalho recentemente distinguido com uma menção honrosa no 36º concurso anual de fotografia norte-americano – da Photography Forum Magazine. “Fiquei satisfeito que a minha imagem tenha captado a atenção do júri”, disse o autor que enviou a imagem de uma peregrina na Índia para este concurso da Califórnia.
Ontem, 23 de Fevereiro, no Gat Rooms Hotel, em Lisboa, foi inaugurada a sua exposição “Desenhos de Londres” (London Sketches). O fotógrafo reúne 22 imagens de fotografias de rua captadas na capital inglesa onde o que mais lhe interessou foi “o carácter de tolerância e de aceitação que a cidade tem”, disse à Gazeta das Caldas. Presentes estão retratos de habitantes de várias nacionalidades que vivem naquela metrópole europeia. Uma das imagens em que o autor melhor reconhece Londres é aquela em que se vê uma rapariga com farda escolar e que usa um nicabe (véu islâmico), decorado de padrões ocidentais. Ela foi retratada junto a um manequim de uma loja, onde se encontra uma máscara antigás que tem um gorro com rastas.
O fotógrafo, no início de Fevereiro, teve patente a mostra “Spiritual India” no Centro de Estudos Indianos, na Faculdade de Letras (Universidade de Lisboa). A exposição – que integrou o programa das comemorações do Dia Mundial Hindi – incluiu fotografias de João Martins Pereira obtidas em várias viagens àquele país e referem-se a pluralidade do culto.
O Centro de Artes da Figueira da Foz convidou-o a repor a exposição “DesMemória” que o autor dedicou aos Pavilhões de Parque e que foi apresentada, recentemente, no Museu do Ciclismo. A vereação da cultura de Cantanhede também o convidou para apresentar uma exposição na Biblioteca local. João Martins Pereira está a pensar apresentar fotografias a cores de expressões femininas.