Jornadas Europeias destacaram Património Industrial e Técnico

0
582
Gazeta das Caldas
- publicidade -

jornadas-europeiasNos dias 25, 26 e 27 de Setembro decorreram as Jornadas Europeias do Património 2015, tendo a região participado com várias iniciativas.

Este ano o tema central foi o Património Industrial e Técnico e os museus do Oeste – José Malhoa, Cerâmica e da Nazaré – associaram-se à iniciativa  e  proporcionaram ao público várias actividades.

O Museu Malhoa organizou visitas guiadas às obras da Paixão de Cristo, de Rafael Bordalo Pinheiro. Na sexta-feira, 25 de Setembro, o museu acolheu uma conversa sobre o tema central deste ano, o Património Industrial e Técnico, tendo contado com a presença de responsáveis das mais diversas áreas. Presentes estiveram Manuel da Bernarda (Cerâmicas S. Bernardo), Joaquim Beato (Molde), João Vargas (Águas do Areeiro), Elsa Rebelo (directora Artística da Fábrica Rafael Bordalo Pinheiro, Samuel Rama e Luísa Arroz (sub-directores da ESAD) e Carla Lobo (docente do curso de Design de Cerâmica da ESAD. Marcaram igualmente presença Thomas Schittek (Óbidos Ceramic Academy – OCA), Dora Mendes (Museu do Hospital e das Caldas), Isabel Xavier (presidente do PH) e Vítor Marques, presidente da União das Freguesias de N. Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório.

- publicidade -

A conversa, foi bastante participada, e teve  como objectivo sensibilizar os cidadãos para o valor do Património Industrial e Técnico e para a importância de um olhar actualizado sobre as potencialidades daquela área. Pretende-se a criação de  grupos de trabalho com vista à salvaguarda daquele tipo de património.

A 27 de Setembro, decorreu um concerto do Grupo Coral Vox Maris – Cantares Populares que interpretou obras românticas, populares e clássicas do reportório nacional e internacional.

No Museu Cerâmica, as Jornadas contaram com a participação de 357 visitantes, em várias actividades desenvolvidas durante estes três dias onde se destacou a participação de famílias.

O Museu da Nazaré organizou, em parceria com a Câmara, várias actividades que incluiu deslocações às freguesias do Valado dos Frades com visita à empresa

Farval Lda. (fábrica de faianças que labora desde 1985), seguindo-se a Estação de Caminhos de Ferro. A tarde iniciou-se  com a visita à empresa Valbopan, na freguesia de Famalicão que se dedica à produção de painéis de fibras de madeira. O grupo rumou, depois, à “Casa Arménio”, na Quinta Nova, entre outras visitas. No Museu foi vista a exposição “A Olaria do Casal do Mota – A última olaria da Nazaré”, que mostrou ao público o acervo sobre esta unidade dinamizada por por três gerações de oleiros da família Mota, no local do Areal, e que foi possível salvaguardar no Museu antes da demolição do edifício em 1980.

 

 

- publicidade -