Durante este fim-de-semana decorrem as Jornadas Europeias do Património. Gazeta das Caldas apresenta-lhe nesta edição sugestões não só na cidade, onde se realizam as Jornadas do Património, como nos concelhos vizinhos de Nazaré e Alcobaça.
As Jornadas do Património das Caldas da Rainha realizam-se durante os dias de hoje e amanhã, 22 e 23 de Setembro, no edifício do Espaço de Turismo (ao cimo da Praça da Fruta).
“Património – do passado ao presente: paisagem e cultura” é o nome do encontro que vai reunir vários especialistas para abordar o património arqueológico, histórico e natural das Caldas e incluem visitas ao Hospital Termal, Parque D. Carlos e Museu da Cerâmica.
O dia de hoje, 22 de Setembro, é dividido em subtemas. Logo pelas 10h30 fala-se de Património Arqueológico. Ricardo Lopes falará sobre “A memória como ferramenta de pesquisa e investigação arqueológica”, Cláudio Monteiro sobre “A importância da utilização dos achados arqueológicos para a sua conservação” e Tiago Fraga sobre o potencial arqueológico da Lagoa de Óbidos numa comunicação intitulada de “Navegando num mar de areia: a descoberta do potencial arqueológico no âmbito da empreitada da dragagem do canal superior da Lagoa de Óbidos”.
Pelas 12h00 fala-se do Património Histórico. Lisbeth Rodrigues abordará o património rural e a sustentação financeira do Hospital Termal no século XVI. Segue-se uma análise da olaria e faiança nas Caldas nos séculos XVI e XVII com Cristina Horta. Este painel termina com “As quatro estações do ano, uma obra de arte de Ferreira da Silva nas Caldas da Rainha”, por Isabel Xavier.
Depois de almoço é o Património Natural que está em discussão, com Maria da Conceição Freitas e César Andrade a tratar a Lagoa de Óbidos e com o Paul de Tornada a ser abordado por Sara Moreira. Maria das Mercês Matos trará uma comunicação sobre o Parque D. Carlos I.
O último painel terá início às 16h30 e voltará a abordar o Património Arqueológico. Alexandra Figueiredo apresentará a ideia da Carta Arqueológica das Caldas. Dina Matias e Sérgio Pinheiro vão falar sobre a arqueologia no concelho vizinho, seguindo-se a apresentação do projecto de estudo arqueológico da olaria romana do Morraçal da Ajuda (Peniche) por Guilherme Cardoso, Severino Rodrigues, Eurico de Sepúlveda e Inês Ribeiro.
No sábado, 23 de Setembro, há visitas guiadas ao património. Às 10h00 a ida é ao Hospital Termal, às 11h30 ao Parque D. Carlos e às 15h00 ao Museu da Cerâmica. As jornadas estão incluídas no Projecto CARACA – Carta Arqueológica das Caldas.
Hoje, pelas 21h00, realiza-se no Museu José Malhoa um concerto do pianista Alessio Vellotti, que apresentará o seu primeiro registo discográfico, “Viagem de Regresso”. A entrada é livre.
Amanhã, pelas 18h00, começa a quarta noite dos morcegos das Caldas da Rainha, que inclui uma palestra e observação dos mamíferos. A entrada também é livre.
No domingo, pelas 15h30, irá fazer-se uma “Interpretação dos motivos fitomórficos nas obras da exposição permanente do Museu José Malhoa” por António Xavier de Barros e Cunha Pereira Coutinho (Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra). No mesmo dia, pelas 17h00, há um concerto de guitarra clássica com Sérgio Fernandes. Em ambas a entrada é gratuita.
A exposição que resulta do projecto “Corpo Sombra”, de Sandra Roda, e que reúne desenho, instalação, vídeo e palestra, pode ser apreciada entre hoje e domingo naquele espaço museológico. Hoje, pelas 15h30, a autora apresentará o projecto, que partiu do percurso entre o quadro “A Mata” de José Malhoa (no museu do pintor) e o local representado na pintura (a Mata da Rainha D. Leonor). A apresentação repete-se amanhã e domingo às 11h00.
Amanhã, às 15h00, realiza-se no Museu da Cerâmica a palestra “Cerâmica de Revestimento: Memória e Futuro”, com Margarida Araújo. Meia hora depois Alexandre Pais fala sobre “Paisagem no Vidro”.
Hoje, no mesmo museu, há conversas e debates educativos com Alexandra Reis (10h30). Entre hoje e domingo há visitas guiadas dedicadas à temática da exposição permanente e um percurso táctil destinados e cegos e pessoas com baixa visão. “O Museu da Cerâmica nas Pontas dos Dedos” é o nome desta actividade que permite que 10 objectos da colecção sejam tocados e explorados. Todas as actividades têm entrada livre.
ALCOBAÇA
Em Alcobaça vai realizar-se um percurso interpretativo pela Ribeiro do Mogo amanhã, 23 de Setembro. A actividade começa às 9h30 e tem fim previsto para as 13h00. A inscrição para o percurso, que é destinado a maiores de oito anos, pode ser feita através do e-mail sofia.quaresma@cm-alcobaca.pt ou do telf. 262580800.
Hoje, pelas 15h00, estreia o teatro Museu da Existência, da companhia Amarelo Silvestre, Associação Cultural no Museu do Vinho. Trata-se de uma obra em que foram recolhidos objectos de alcobacenses para dar corpo a um museu.
“Museu da Existência” destina-se a maiores de 12 anos e repete hoje às 21h30 e amanhã às 15h00 e às 21h30. O espectáculo inclui a programação do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas e tem entrada livre.
Entre hoje e domingo os museus de Alcobaça (Raul da Bernarda, do Vinho e Central da Confluência dos Rios) estão abertos, com entrada livre e visitas guiadas.
Ainda em Alcobaça, hoje realiza-se uma oficina pedagógica para o público escolar (primeiro e segundo ciclo) sobre “Os tempos da vinha”, no Museu do Vinho.
No Mosteiro de Alcobaça vai realizar-se a conferência de encerramento do ciclo “Luzes e Sombras Alcobaça no Processo Régio”. Francisco Mendes abordará as obediências em período de cisma em Alcobaça, Armando Martins falará sobre a herança deixada por D. Fernando e José Marques sobre “D. João d’Ornelas, Abade”.
No domingo a visita ao Mosteiro é gratuita para todos e entre as 9h30 e as 18h00, realiza-se uma caminhada do terreiro até ao castelo e visita à igreja de N. Sra. Conceição e ao Mosteiro. No mesmo horário existe uma visita guiada aos “Coutos de Alcobaça, da paisagem ao território pelo limite Sul dos Coutos, entre a serra dos Candeeiros e o mar”. As duas últimas actividades são sujeitas a inscrição através do e-mail visitas@malcobaca.dgpc.pt.
Também no Mosteiro de Alcobaça hoje, entre as 10h00 e as 14h30, realiza-se a actividade “Ervas aromáticas e medicinais: Jovens Jardineiros” que leva o público escolar (ensino básico, 3º e 4º ano) a visitar aquele monumento e plantar espécies no jardim do Claustro do Cardeal.
NAZARÉ
Hoje, pelas 14h30, realiza-se uma conferência sobre o potencial arqueológico da Nazaré no Centro Cultural (antiga lota). Amanhã, à mesma hora, no CREN Famalicão há “Conversas em torno das pessoas, dos locais e das histórias” e a inauguração de uma exposição de miniaturas de Júlio Romão. No domingo, no Valado dos Frades, também há “Conversas em torno das pessoas, dos locais e das histórias” (14h30).
Entre hoje e domingo, 24 de Setembro, o Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, apresenta uma mostra da sua colecção de geologia e história natural intitulada “No Tempo dos Fósseis”.
TORRES VEDRAS
Em Torres Vedras amanhã, 23 de Setembro, realiza-se a quarta edição do (A)riscar o Património – Heritage Sketching, um encontro nacional de desenho. Este ano a freguesia de Dois Portos foi a seleccionada para ser desenhada. A actividade começa às 9h30 no Parque do Choupal e tem final previsto para as 18h00. Inscrições através do e-mail geral@cctv.org.
No dia seguinte, a partir das 9h00, há um passeio pelo Vale do Sizandro. O percurso começa e termina no Museu Municipal Leonel Trindade, num total de 8,7 quilómetros. Inscrições através do e-mail museu.servico.educativo@cm-tvedras.pt ou do telf. 261310484.
PENICHE
Em Peniche há visitas guiadas à Fortaleza e ao Museu da Renda de Bilros nos dias 23 de Setembro, às 11h00, e 24 de Setembro às 16h00. As entradas são gratuitas aos participantes na visita, mediante pré-inscrição obrigatória através do tel. 262780116. Aos visitantes é ainda proposto que conheçam a Rota das Igrejas do Concelho de Peniche – Itinerário pelo Património Religioso.