José Cid deu concerto animado na Expoeste e recordou memórias da região

0
602
José Cid mostrou que aos 79 anos mantém muita energia e uma boa voz

José Cid apresentou-se nas Caldas da Rainha, na Expoeste, na noite de 19 de agosto, num ambiente intimista, “de olhos nos olhos”, sem rede e sem banda, como o próprio descreveu. O recinto, com capacidade para 2.500 pessoas, tinha cerca de 600 espetadores, que vibraram.
Numa atuação que se iniciou com “Verdes Trigais Em Flor” e que percorreu os vários clássicos da vida do cantor, José Cid mostrou que mantém uma grande voz e energia aos 79 anos. Foi ligando as músicas com a partilha de várias memórias que guarda da sua vida (algumas relacionadas com a região, que foi incluindo nas suas canções), como na música “Cabana Junto à Praia”, em que acrescentou na letra as praias de São Martinho, da Foz do Arelho e da Nazaré.
“Quando era jovem vinha para São Martinho do Porto nas férias com os meus amigos e já cantava, era vocalista de um grupo de jazz”, lembrou. Também se recorda, por exemplo, de vir dançar rock para a Nazaré e de um mês da sua vida em que arranjou emprego como pianista numa boite perto do porto antigo da vila piscatória. “Chegava às duas a São Martinho do Porto e tinha sempre amigos à minha espera para comer camarões e assim, bons tempos!”, exclamou.
Das Caldas também guarda boas memórias, como quando em miúdo vinha ouvir o José da Câmara, pai de Frei Hermano da Câmara. “Caldas cresceu e hoje é uma linda e importante cidade”, analisou José Cid, dedicando à cidade termal o tema “Terra Mãe”. Das Caldas guarda ainda outra memória, essa partilhada em entrevista antes do concerto, que foi um 2º lugar no Campeonato Nacional de Salto em Altura a Cavalo, realizado em 1991 no Campo da Mata. “Foi a minha maior proeza desportiva, com o Woodan, um cavalo que saltou 2,08 metros”, admitiu o… cavaleiro.
Do repertório do concerto fizeram parte, entre outros, os clássicos “Morrer de Amor por Ti”, “Um grande, grande amor”, “Vinte Anos” e as “Favas com Chouriço”.
“Dos novos concertos este foi o melhor”, analisou o músico, que além dos clássicos deu a conhecer temas do novo disco “Vozes do Além”, um triplo vinil e que sairá até novembro. O concerto terminou com uma frase curiosa. “Gostei mais de estar aqui do que o macaco gosta de bananas”, brincou, antes de entoar mais esse sucesso musical. ■

Artista recordou vivências no Oeste, nomeadamente nas Caldas da Rainha