Jovem caldense produz vídeos para bandas com milhões de visualizações

0
4760

Faz vídeos que têm milhares de seguidores e actualmente é o responsável pela imagem em movimento de bandas como os Wet Bed Gang, que se dedicam ao rap e hip hop. Chama-se Roman e, apesar de ter nascido na Ucrânia, há 17 anos que vive nas Caldas. Foi na secundária que os seus vídeos deram nas vistas e o levaram a trabalhar com músicos do panorama nacional.

Nasceu na Ucrânia, mas chegou às Caldas com apenas 3 anos e, por isso, sente-se um verdadeiro caldense. Este é o retrato do editor de vídeo de uma das mais destacadas bandas de rap e hip hop nacionais, os Wet Bed Gang, e cujo trabalho atinge milhões de visualizações nas redes sociais.
Roman Serhiyovych Sklyaruk, ou Roman SKL como é conhecido em termos profissionais e nas redes sociais, vive na cidade há 17 anos. Frequentou a Escola EB1 da Ponte, a de Santo Onofre e a Secundária Raul Proença, onde terminou a formação em Línguas e Humanidades. No que diz respeito ao vídeo formou-se “sozinho, assistindo aos tutoriais na internet”, disse o jovem, de 20 anos, que cedo percebeu que tinha talento para o vídeo, pois recebia rasgados elogios de colegas, professores e amigos muito surpreendidos com a sua técnica para captar, por exemplo, a cidade para trabalhos escolares em disciplinas como a Geografia. Terminado o secundário, os seus vídeos pessoais somam visualizações, sobretudo no Twitter.
Em Outubro de 2018, a associação de estudantes queria inovar e o amigo Pedro Jarrais contratou-o para fazer vídeos das listas que concorreram ao acto eleitoral na escola. Uma das práticas daqueles que se candidatam a dirigir a associação é o convite a artistas para acções de campanha. Um deles foi o conhecido rapper Malabá, da margem Sul, a quem Roman enviou o vídeo da sua passagem pelas Caldas da Rainha. “Essa aposta foi o meu primeiro trabalho pago”, disse Roman, que, a partir de então, começou a acompanhar o músico nas escolas, nestas actuações ligadas às listas escolares.
Filmou o seu primeiro videoclip para Malabá e Bang Bang – realizado em Janeiro de 2019 -, que passou a ser o seu cartão-de-visita (actualmente ultrapassa as 805 mil visualizações no Youtube). O segundo videoclip de Roman para o mesmo rapper foi “Tudo pela Guita” e foi feito em Fevereiro de 2019, contando, até ao momento, com perto de 435 mil visualizações. Acompanhando aquele artista, o editor de vídeo partiu para Punta Umbria para o acompanhar em espectáculos pensados para as viagens de finalistas. Estas têm lugar nas férias da Páscoa e, além de ter filmado o que se passou com Malabá, o jovem caldense teve a oportunidade de filmar os Wet Bed Gang, banda de rap portuguesa que muito admira. Assim que lhe foi dada oportunidade, pegou na sua câmara e filmar captou os melhores momentos do concerto.
“A 18 de Abril, coloquei o vídeo no meu Instagram e o Gson (um dos músicos) da própria banda convidou-o para trabalhar para o grupo. Eu nem queria acreditar!”, disse Roman, acrescentando que está satisfeito por integrar a equipa de trabalho de uma banda que admira desde miúdo. Ao ponto de ter tatuado num braço uma frase de uma das canções mais populares do grupo: “Até a vibe nos matar”.
Com os Wet, o caldense já viajou até à Madeira, Cabo Verde, Angola e Suíça. Faz os “visuais” do grupo sobre as canções, vídeos que promovem os novos temas, assim como as imagens que são exibidas nas e das actuações da banda. Também fez o videoclipe de “Dona Maria” para a rapper Nenny – que foi filmado nas Caldas da Rainha e inclui imagens de locais como o Centro de Saúde, os Silos e que já superou o milhão de visualizações no Youtube. Curiosamente, no ano e meio que tem a carreira de Roman, os artistas com que ele trabalhou, já actuaram nas Caldas: Malabá a 25 de Abril e os Wet fizeram parte da programação da Feira dos Frutos 2019.

Conquistando independência

Depois de concluir o secundário e de frequentar um curso técnico de vídeo em Lisboa que não o cativou, o jovem caldense traçou um rumo e já está a conquistar a sua independência – já comprou um carro e orgulha-se de agora já conseguir adquirir o próprio material de trabalho.
Roman é grato aos seus pais e aos jovens caldenses que sempre o apoiaram neste fulgurante início de carreira, ao contrário das empresas e do poder local que não lhe abriram as portas. “O vídeo é um meio muito importante nas novas formas de comunicar e os mais novos sabem isso”, comentou o autor. Questionado sobre o que é diferente na sua forma de filmar diz que o faz em freestyle, sem seguir regras nem padrões. “Filmo conforme o que estou a sentir. O que sinto é o que eu edito”, disse, explicando que em alguns trabalhos, onde a parte criativa está a seu cargo, chega mesmo a filmar sem guião. Por isso quem o contacta para realizar trabalhos de vídeo “é porque quer uma proposta diferente”, comentou o autor, que tanto filma rap, hip hop ou fado. E faz furor nas redes sociais.

Roman garante: “Vou surpreender os meus seguidores colocando vídeos dos bastidores das bandas que estou a acompanhar”

Roman Sklyaruk atravessa uma fase criativa e, em breve, garante, vai surpreender os seus seguidores, colocando nas suas páginas vários vídeos sobre os bastidores das suas filmagens pessoais e também com as bandas com quem trabalha. “Este ano vai ser brutal”, garante o autor, referindo-se aos novos projectos que tem em carteira com as bandas e músicos que acompanha. O ucraniano gosta de viajar e de ouvir música. No top das suas escolhas está o rap português, brasileiro e norte-americano. No futuro, este autor gostaria também de dar formação na sua área. E não esquece as origens. Quando está a filmar com figuras públicas, o editor de vídeo pede para mandarem uma mensagem para as Caldas. Além dos músicos com quem trabalha, como os Anjos, humoristas como Rui Unas, o youtuber Wuant ou o actor Ricardo Carriço já enviaram, via redes sociais, “cumprimentos” para a cidade termal.