Jovens querem valorizar talentos locais e dinamizar o Espaço Ó

0
845
Gazeta das Caldas - Espaço Ó
- publicidade -

Valorizar os talentos, saberes, memórias e conhecimento da comunidade é o objectivo do Espaço Ó, um projecto do município que é gerido pela Associação para o Desenvolvimento Comunitário do concelho de Óbidos. A direcção para os próximos quatro anos, composta por jovens na casa dos 20 anos, tomou posse no dia 25 de Novembro e apresentou mais de uma dezena de projectos que pretende desenvolver com todos para melhorar o nível de vida da comunidade.

Juntar um rancho folclórico com o DJ é uma “ideia maluca” que Ricardo Duque já tem há algum tempo e que agora poderá pôr em prática através do projecto “Komunitatea”, que tem por objectivo a realização de performances ou espectáculos inéditos envolvendo pessoas e associações com base na sua formação e experiência.
Mas este não é o único projecto previsto na área da Cultura, Identidade, Memória e Tradição. De acordo com o presidente da associação, pretendem também concretizar o “Óliterário”, que se traduz na formação de públicos na área da cultura, e promover a arte urbana pelas freguesias do concelho.
A associação quer fazer um levantamento e a divulgação das memórias e tradições orais da comunidade, tendo já candidatado esse projecto à Fundação EDP.
Na área do empreendedorismo e inovação, terá continuidade o programa “Ativa-te”, onde ajudam os munícipes a transformar as suas ideias em modelos de negócios, fomentando assim a empregabilidade. Junta-se o “ÓAcademy”, que tem por objectivo potenciar o empreendedorismo através das artes. Todos os produtos criados nestes projectos são vendidos na Loja Identidade, bem como os confeccionados pelos séniores que frequentam o Melhor Idade.
Aos domingos há o MercadÓ, onde os criadores apresentam, pela primeira vez, os seus produtos e são apoiados com técnicas de venda.
Ao nível da formação e educação está prevista a criação de uma bolsa de mérito anual a atribuir ao melhor estudante do agrupamento, bem como disponibilizar várias acções de formação.
A “cesta ao sábado” é um dos projectos a ser desenvolvido na área da área da saúde e intervenção social e traduz-se no acompanhamento, quinzenal, dos jovens aos idosos, acompanhando-os às compras e aconselhando-os sobre quais os melhores produtos em função das suas necessidades.
Para os mais jovens está prevista a iniciativa “100 Riscos”, que visa a identificação e sensibilização para temáticas como o alcoolismo, violência no namoro, bullying, drogas, doenças contagiosas ou prostituição.
No campo do desporto, a associação pretende dinamizar sobretudo desportos radicais e de aventura, assim como realizar encontros de jogadores de jogos online.
Na área do ambiente também estão previstas várias acções, entre elas o “Terra à Terra”, com acções de sensibilização e o aumento da prática da compostagem caseira ou comunitária, permitindo a valorização dos resíduos orgânicos. Também querem promover a recolha selectiva em festas e romarias e fomentar o aluguer das bicicletas eléctricas para os turistas conhecerem o concelho. Já durante o período do Verão serão disponibilizadas bicicletas eléctricas a voluntários que estejam disponíveis para vigiar as matas e outros locais, na prevenção de incêndios.
A associação que gere o Espaço Ó pretende também envolver-se em programas da União Europeia e promover e coordenar redes de parcerias de âmbito nacional e internacional. Prevista está ainda a criação de um site e manutenção das redes sociais, a elaboração de uma newsletter trimestral e da agenda Ó.
O presidente da assembleia geral da associação, Carlos Orlando, destacou que se trata de um programa bastante ambicioso para os próximos quatro anos, que tem por meta fixar as pessoas no concelho. Salientou ainda que esta associação comunitária será o órgão aglutinador das associações locais.

Carlos Oliveira com atelier em Óbidos

- publicidade -

No primeiro andar do edifício do Espaço Ó, junto à Porta da Vila, está o atelier do ceramista caldense Carlos Oliveira. O convite para instalar um atelier foi feito por Ricardo Duque depois de ter conhecido o seu trabalho e envolvimento na preparação da passagem em Óbidos da Corrida pela Paz, que ocorreu em inícios de Outubro.
O ceramista estará a trabalhar ao vivo na criação de protótipos e peças de pequena escala, sobretudo com as temáticas de Óbidos. No passado domingo, Carlos Oliveira trabalhava numa peça onde está representada a Rainha Santa Isabel e garante que tem previstos outros trabalhos relacionados com a portugalidade. Além disso, “até Março vai nascer outra obra, de exterior, que terá que ser feita nas Caldas, mas relacionada com Óbidos”, disse, durante a inauguração do seu novo atelier.
Em Óbidos terá também uma pequena galeria onde estarão patentes as suas obras e irá dinamizar workshops e team buildings.
Ligado à Associação David Melgueiro e a um dos artistas que compõem a sua tertúlia de arte, o ceramista propõe-se a, mensalmente, tentar “casar” a sua arte com iniciativas ligadas à literatura e dança.
“Para mim também vai ser uma aprendizagem porque estar a trabalhar e ter um contacto directo com o público”, concluiu o artista.

- publicidade -