“Letras” das Caldas decoram paredes de vários países

0
1017
Emanuel e Mariana têm trabalhos em várias localidades do país | Natacha Narciso

Emanuel e Mariana são designers e dedicam-se ao lettering. Fazem murais em Portugal e no estrangeiro

Emanuel Barreira e Mariana Branco, ambos de 34 anos, são responsáveis pelo Halfstudio, empresa que está sediada nas Caldas e que se dedica a projetos em várias áreas criativas, tendo sempre o lettering como mote central. Ambos são designers gráficos. Ele é de Setúbal e tirou o curso na ESAD. Ela é caldense e formou-se na mesma área em Lisboa.
Na semana passada terminaram um novo mural nos Silos. ”Quisemos pintar uma mensagem positiva relacionada com a época que estamos a viver”, disse o casal à Gazeta das Caldas explicando a escolha da frase “Living for today”. O casal quis chamar a atenção para a necessidade de “se aproveitar o momento presente, apesar da incerteza em relação ao futuro”.
Para desenhar este mural, trabalharam durante três dias e meio com recurso a rolos, pincéis e a tinta plástica. Os designers criaram a sua própria linguagem pois usam letras volumétricas e layouts dinâmicos para escrever mensagens impactantes.
Nas intervenções que fazem de arte urbana, a mensagem que deixam “é sempre inspirada pela comunidade onde a obra se insere”. E, por norma, fazem-no na língua dos próprios locais.
Emanuel Barreira e Mariana Branco conheceram-se em 2010 e, dois anos depois, criavam o seu próprio negócio. O Halfstudio começou em Lisboa, mas agora tem sede nas Caldas da Rainha.
Os autores também se interessam pelas técnicas relacionadas com a pintura de letreiros à mão, tendo recuperado essa arte perdida.
O Halfstudio é presença regular nos festivais de arte urbana que decorrem de norte a sul do país, assim como vários outros de caráter internacional.
“O primeiro mural que fizemos foi em Barcelona”, disse Emanuel Barreira explicando que hoje os Halstudio são presença regular em festivais de arte urbana no país e no estrangeiro.
O casal está a preparar uma exposição que se vai realizar em Lisboa e, em simultâneo, estão a preparar a participação num festival norte-americano em Fall River.