Mário Reis tem pintura e cerâmica em exposição em cidade de Itália

0
612
- publicidade -

O ceramista está a participar numa mostra internacional em Vietri sul Mare

Mário Reis tem duas obras na exposição internacional “Canvas” em Vietri sul Mare, que fica no sul de Itália. O convite ao artista veio através da curadora italiana Rita Raimondi, que desafiou cada autor a apresentar as suas peças em cerâmica e também e uma pintura em tela. Além de Mário Reis, da mostra fazem parte os trabalhos de Piela Auvinen (Finlândia), BerriBlue (Polónia), Massimo D’Amico (Itália), Merima Fetahovic (Sérvia), Tere Finger (Brasil), Francesco Raimondi (Itália).
A exposição, inaugurada a 22 de abril poderá ser apreciada até 7 de maio na Câmara Municipal de Vietri Sul Mare, que é aliás uma cidade com forte tradição cerâmica “onde as ruas as paredes se vestem de cerâmica”, disse Mário Reis, acrescentando ainda que a localidade também possui “um notável Museu de Cerâmica”. A mostra, que faz parte das iniciativas Vietri Cultura, “pretende mostrar como o artista consegue criar o mesmo projeto criativo tanto na tela quanto na cerâmica, utilizando a mesma linguagem”, explicou o caldense.
Alguns artistas são pintores e outros ceramistas. O desafio foi que cada um criasse uma peça em cerâmica e uma pintura em tela de 80cm por 80cm. “No meu caso esta foi a primeira vez que pintei uma tela”, disse o ceramista que no seu trabalho utiliza muito o desenho e pintura.
Só que na pintura em cerâmica passa-se por um processo de transformação, a cozedura, que altera as cores, as texturas, os brilhos. Na pintura em tela “tudo é mais imediato e vemos em tempo real as cores como irão ficar no final com a tela pintada”, especificou.
A pintura com que Mário Reis participa intitula-se “Fé nas ondas” e foi inspirada na Nazaré e na importância que as ondas e o surf trouxeram à economia local. “Achei que seria interessante levar algo de Portugal para esta exposição”, disse o autor. “Foi curioso porque paralelamente à pintura desta tela estava a fazer um painel em cerâmica que o Garrett McNamara me encomendou para a sua casa da Nazaré e onde utilizei a mesma temática”, acrescentou.
A peça de cerâmica com que participa é uma representação de um burro que intitulou “ Vozes de burro chegam ao céu”. Fez esta escolha por o burro ser um importante símbolo de Vietri. Era no passado um animal indispensável no transporte de mercadorias pelas ruas muito estreitas das encostas da região. “A peça que criei foi vendida logo no momento da inauguração”, rematou o artista que tem o seu atelier no concelho caldense e que descende uma família de três gerações de ceramistas. ■

 

A peça de cerâmica foi logo vendida
- publicidade -