Marlene Pohle visitou exposição do World Press Cartoon no CCC

0
186
A caricaturista argentina é também a atual vice-presidente da Federação Internacional de Organizações de Cartoonistas

Referência da caricatura internacional esteve nas Caldas para apreciar e elogiar o WPC, evento que “é um garante da liberdade de expressão”

A caricaturista argentina Marlene Pohle esteve nas Caldas, na semana passada, para conhecer de perto a exposição do World Press Cartoon (WPC) que se encontra no CCC até ao fim do mês.
A autora vive, há vários anos, na Alemanha e, além de escritora, é requisitada por eventos para integrar os júris que selecionam os trabalhos. Conhece certames desta área de todo o planeta e considera que o WPC, que tem tido sede nas Caldas nos últimos anos, “é um dos mais importantes do mundo”.
O evento, que já vai na 17ª edição, é para a cartoonista, “fundamental” e na sua opinião “é necessário que se faça tudo para assegurar a sua continuidade”.
Na sua opinião, “o mundo atual não vive os melhores dias, em termos políticos, económicos e ambientais e os cartoonistas têm que se expressar sobre isso”. “Desenhamos contra tudo o que está errado e devemos continuar a fazê-lo”, disse a argentina, que ficou bem impressionada com a última edição do WPC, na qual encontrou os trabalhos de vários dos seus congéneres.
Neste salão reflete-se sobre a situação social no mundo “de uma forma muito crua”, disse a cartoonista, para quem o humor em desenho tem que continuar a ter eventos como o WPC, dado que o certame que mostra desenhos publicados em jornais de todo o mundo é, como tal, “totalmente atualizado”.
O desenho do humor “é a nossa voz é o pensamento das pessoas sobre o “caos” que estamos a viver”, acrescentou a autora, que defende os direitos dos cartoonistas há várias décadas. E chama a atenção para o facto de salões como WPC serem também espaços a favor da liberdade de expressão, “algo muito importante que é dada como garantido e que não é respeitado em vários países”. Além do mais o certame sediado nas Caldas “é sério, muito rigoroso e profissional”.

Ter Bordalo é um plus incrível!
Marlene Pohle conhece bem o modelo do WPC que inclui uma gala, uma exposição com os melhores trabalhos e ainda uma manhã em que os cartoonistas desenham os cidadãos comuns e que tem lugar na Rua das Montras. “Parece-me bem essa forma de interação”, disse a artista, que é ainda docente e organizadora de eventos internacionais de cartoon. E conta que, pelo mundo, há as mais diversas propostas onde se alia o desenho de humor a outras artes como, por exemplo, a música.
“Caldas é um local ótimo para o WPC pois ter Bordalo Pinheiro é um plus incrível! Ele foi o primeiro caricaturista de Portugal, logo é – um complemento que me parece ideal…”, rematou a cartoonista, que ainda considera que o desenho de humor precisa dos políticos e vice-versa. ■