
“Ainda se fazem presépios” é como se designa a exposição de mestre Herculano Elias que abriu portas a 8 de Outubro na Casa Senhorial D. Miguel – Cada da Cultura João Ferreira da Maia, em Rio Maior.
Estão presentes 13 obras de miniatura cerâmica, sobretudo presépios, deste ceramista caldense, que tem várias décadas de carreira e que descende de várias gerações de quem esteve sempre ligado ao barro.
Alem dos presépios, fazem parte da mostra peças onde se encontra retratada a etnografia da Estremadura e também obras sobre a temática dos cavalos e dos touros.
Herculano Elias descende de várias gerações de ceramistas e vê com a realização deste mostra mais uma oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho de miniaturista. É a primeira vez que este autor, que nasceu nas Caldas em 1932, expõe naquela localidade, a convite da Câmara Municipal.
“É uma forma das obras do meu pai serem conhecidas fora da cidade e dar a conhecer o que ainda se faz em cerâmica nas Caldas”, disse Luís Elias, filho do autor e que também se dedica à cerâmica. Na sua opinião, pessoas como o seu pai “deveriam ver a sua vida e obra valorizadas em vida e não depois de partirem”, afirmou.
Nos dois próximos sábados, dias 16 e 23 de Outubro, está prevista a realização de trabalho ao vivo com crianças das escolas de Rio Maior.
Edição de autor dedicada à família Elias
Durante a inauguração da mostra foi ainda lançado o livro, “Família Elias – Ceramistas e Mianituristas”, uma edição de autor onde é contada a história das várias gerações de Elias e a sua ligação à cerâmica.
“É um historial que fica para a posteridade”, comentou Luís Elias. Durante 125 anos elementos desta família dedicaram-se à cerâmica artística e à miniatura e tiveram lugares de destaque nas fábricas Bordalo Pinheiro e Secla e como professores na Escola Comercial e Industrial. Por exemplo, Francisco Elias (1869-1937) trabalhou directamente com Rafael Bordalo Pinheiro.
Esta edição vai estar à venda na Elias Galeria, um espaço de exposição que fica na Rua da Nazaré, nº 7 A.
A mostra “Ainda se fazem presépios” realizou-se a convite da Câmara de Rio Maior e pode ser apreciada até ao dia 9 de Novembro. Durante a semana pode ser vista entre as 10h00 e as 14h30 e das 15h00 às 18h30 (aos sábados das 10h00 às 13h00).