Miro Cardoso lança novo livro no sábado

0
379

Será apresentado, no sábado, na Biblioteca, o último livro do autor que o situou nas Caldas antes da revolução

Miro Cardoso apresenta o seu novo livro no próximo sábado, 17de fevereiro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal das Caldas. Designa-se “Segunda Oportunidade” (Cinco Livros) e é um romance  que se passa nas Caldas da Rainha. “Conto a história de três famílias que vieram do Alentejo para procurar melhores condições de vida”, disse o autor que mistura ficção com alguns factos reais. Numa delas, o casal tem três filhas e Miro Cardoso criou uma, má e vilã, “que só está bem vendo as irmãs a ser castigadas”, referiu o autor, que vive no Nadadouro, e que classifica a nova obra como um livro de viagem. E isto porque  as suas 119 páginas “lêem-se muito bem numa viagem de avião de Lisboa até Paris”. Miro Cardoso  esteve vários anos emigrado em França.
Das Caldas são referidas as fábricas Secla e Bordalo Pinheiro e também é mencionada a presença de Zeca Afonso, que visitava a cidade com regularidade pois tinha cá amigos e onde chegou a fazer tratamentos termais.
Na obra há referência ao mundo da política e ao facto de vários presos políticos desparecerem sem deixar rasto”, disse o autor, que completará 70 anos em março.
Antes da revolução, vários presos políticos iam cumprir pena para o Tarrafal (Cabo Verde) “e simplesmente desapareciam…As autoridades não davam qualquer informação às famílias!”, acrescentou. Miro Cardoso também colocou o problema da droga nesta sua “Segunda Oportunidade”, flagelo que vai ser vivido por uma das famílias, protagonistas da obra. E acredita que, por experiência própria e de pessoas suas amigas, “há histórias que se repetem entre familiares”.
Miro Cardoso diz que dá esperança a quem lê esta “Segunda Oportunidade” pois também há histórias de recuperação entre as personagens. Para a capa, a editora Cinco Livros escolheu colocar a torre sineira da Igreja de N. Sra. do Pópulo, dando assim referência da cidade onde se passa este romance. O autor de outros livros como “Poemas de Amor”, “Histórias de Uma Vida” e “Vila Maria” vai, em seguida, dedicar-se à história de Portugal. Quer falar sobre vários momentos da história e, entre as figuras a retratar, vai estar Viriato, o líder dos lusitanos que lutou contra os romanos na Península Ibérica. ■