Amanhã, sábado, 4 de Junho, pelas 17h00, será inaugurada a primeira exposição da Molda, evento que faz parte da Festa da Cerâmica e que está a ser coordenado pela ESAD. Pelas montras de 13 lojas vão ser apresentadas obras de artistas e designers formados na escola de artes caldense. A selecção e concepção da apresentação foi feita por alunos do curso de Design de Ambientes, também da ESAD.

 

“É uma ideia inovadora que envolveu muito trabalho da escola e também os comerciantes da cidade”, disse João Serra, coordenador da Festa da Cerâmica caldense.
A Molda – Caldas Cidade Cerâmica é o evento bienal que integra a Festa da Cerâmica e que arrancou a 25 de Maio com a realização da conferência “Cerâmica, Inovação e Design” da qual fizeram parte profissionais das universidades e das empresas que deram a conhecer a forma como se está a trabalhar e a inovar na indústria cerâmica nas Caldas, Alcobaça, Leiria e Aveiro.
Para a passada quarta-feira, 1 de Junho, estava prevista no CCC uma conferência sobre “Design, Cerâmica e Sustentabilidade” moderada por José Luís de Almeida Silva, com a participação de Silvia Machado da APICER, Sofia Santos, Secretária geral da BCSD Portugal e Edwin Datschefski  da BIOTHINKING International.
“Este será o primeiro acto público do evento”, disse João Serra referindo-se, não só à exposição como também às três conferências. A última terá lugar a 8 de Junho e será dedicada ao tema “História da Faiança em Portugal: novas abordagens”. Nela vão participar João Serra, Alexandre Pais, Cristina Horta, Jorge Pereira de Sampaio e Rita Gomes Ferrão.
Em Setembro estão previstas várias exposições de cerâmica que vão ocupar o Museu Malhoa, o de Cerâmica e o Espaço Concas e que, segundo João Serra, vão ter nível internacional. Pretende-se que estas realizações “tornem a vinda às Caldas interessante para conhecer uma diversidade de cerâmica histórica, contemporânea, de design e também a que produz actualmente para exportação nas unidades industriais”, disse o comissário do evento.
Ainda em Setembro será apresentado um estudo sobre gastronomia e cerâmica nas Caldas que está a ser organizado pela Associação PH.
Em 2017, o evento vai contar com duas realizações. Uma ligada aos autores de cerâmica que pretende dar visibilidade a quem tem o seu próprio atelier e vai poder expor, dando a conhecer as suas obras. Está também prevista a primeira edição das Olimpíadas da Cerâmica, uma iniciativa que se destina às escolas do ensino básico e secundário, a nível nacional, e que contempla uma semana nas Caldas que será dedicada à formação e à conversa em roda da cerâmica “como actividade educativa”.
A Molda ainda contempla a edição e re-edição de vários livros relacionados com a cerâmica caldense.
Da exposição que terá lugar a 4 de Junho poderão ser vistas peças de cerâmica nas montras das lojas, Hélia –Arte Floral, FotoFranco, Monteiro Decoração, Ouriversaria André Nogueira, Exclusive Boutique, Formen, Mirene, Zelu, Mary Poppy, Mercearia da Pena, Electrolíder, Vogal e Begónia – Florista.