MUDA é a nova loja-galeria dedicada às artes e design

0
793
Nathalia Rezende é a responsável pelo espaço onde se dá primazia às peças de autores independentes que vivem na região, país e até do estrangeiro

Obras de cerâmica, de ilustração e pintura estão à venda num novo espaço dedicado às peças de autor

Quem quiser comprar uma peça de autor, feita por jovens artistas que vivem na cidade já o pode fazer na MUDA Store, que abriu na Rua General Queirós, nº 31.
“Há nas Caldas uma comunidade de artistas e não havia um local onde pudessem vender as suas obras”, disse à Gazeta a designer Nathalia Rezende, que iniciou este projeto com a ceramista Priscilla Castelo Branco.
O espaço serve, também, como ateliê e espaço de experimentação do artista Ricardo Henriques, que se dedica ao grafitti e à pintura e ainda dispõe de uma área para workshops.
As responsáveis pelo projeto, ambas oriundas do Brasil, conheceram-se na escola de artes das Caldas da Rainha para estudar. Neste momento, é Nathalia Rezende que lidera um projeto que pretende, também, promover exposições e eventos.
A MUDA é, igualmente, uma rede colaborativa de divulgação e venda de objetos produzidos em Portugal por designers e artistas independentes.
“Pretendemos valorizar quem produz, dar visibilidade ao fazer manual e incentivar os pequenos negócios”, disse aquela responsável.
Foi com a ajuda de amigos que Nathalia Rezende renovou o espaço que agora serve de galeria. Foram investidas algumas centenas de euros para poder equipar a loja que é, em simultâneo, um espaço expositivo.
A MUDA Store abriu ao públicio com o trabalho de 18 autores das áreas da cerâmica, ilustração, pintura, serigrafias, roupa e acessórios.

“Fazia falta um espaço assim, onde os autores independentes possam vender as
suas peças. Há uma comunidade de artistas e não havia um local deste género”
Nathalia Rezende

“Queremos também apostar na fotografia”, declarou a empreendedora, que, além dos autores ligados à ESAD e à região, abriu a possibilidade de artistas do resto do país e do estrangeiro colocarem as suas obras à venda.
Sendo a responsável uma designer – além de autora que também tem obras à venda – também imprime os trabalhos de ilustração enviados pelos autores. Há propostas que custam entre os 5 e os 300 euros mas a média de preços varia entre os 25 e os 30 euros.
Estão disponíveis trabalhos que vão surpreender o público das áreas do design gráfico, da cerâmica que são variadas não só quanto à escolha de materiais, de técnica mista, assim como pela escolha ousada de formas e de cores.
A MUDA Store, situada junto à Casa Felizardo, funciona entre as 9h00 e as 19h00 de segunda-feira a sábado. ■