Museu da Nazaré encerrado ao fim de semana por falta de pessoal

0
784
Gazeta das Caldas
O Museu Dr. Joaquim Manso está encerrado nos dias de maior afluxo turístico |DR

O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, está agora fechado ao fim de semana por falta de pessoal. Aquele espaço museológico vive dias difíceis pois além da redução da sua equipa vão-se agravando os problemas de degradação que não dão boas condições a quem ali trabalha nem zelam pela conservação das suas colecções.
O Museu da Nazaré, tutelado pela Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC), esteve previsto transitar do poder central para a autarquia local, mas a Câmara, que iniciou conversações com a tutela há três anos, pretendia que a Direcção Regional efectuasse pelo menos as necessárias obras que o colocasse com o mínimo de condições de segurança para visitantes e funcionários. Só que estas não foram feitas, o que deixa a situação deste espaço num impasse que não foi possível esclarecer dado que a DRCC não respondeu à Gazeta das Caldas.

Na Nazaré a CDU emitiu um comunicado no qual considera “inaceitável” a situação actual do museu. Esta força política manifesta-se contra o facto das colecções estarem ameaçadas “pela degradação estrutural, demasiado evidente, de todo o edifício” tal como disse à Gazeta das Caldas, João Delgado, elemento da CDU local.
A CDU lançou, por isso, uma petição pública para levar o problema deste museu à Assembleia da República.
Segundo o mesmo responsável, a CDU vai também lançar a curto prazo o Movimento dos Amigos do Museu da Nazaré, procurando algumas figuras mediáticas que auxiliem a sensibilizar o público para a necessária recuperação e remodelação daquele espaço.