Na noite de 5 de agosto o grande auditório do CCC estava bem composto para assistir ao espetáculo “MUU!”, do Caldas Anima, uma crítica às touradas e ao mundo que as envolve, mas apenas recorrendo ao humor físico, sem palavras.
Os quatro atores em palco vão explorando os sons, os objetos, o vestuário e, principalmente, os seus próprios corpos e demonstram que, com pouco se consegue fazer muito.
Durante o espetáculo, os atores satirizaram as questões da honra, da coragem, do machismo, do patriotismo, da intolerância e dos maus-tratos. “Vinte anos após a sua estreia, a polémica em torno das touradas é mais relevante hoje do que então”, realça a companhia na apresentação da revisitação daquele espetáculo, numa tour mundial com passagens por festivais de humor em França, Turquia e Canadá, a título de exemplo.
A atuação foi pautada pelas muitas gargalhadas da parte do público (maioritariamente composto por famílias com crianças) e também pela interação entre quem estava no palco e quem estava na plateia.
No final, uma grande salva de palmas do público aos quatro artistas e um “obrigado Portugal”, da parte da companhia.
Vladimir Eurimar, que vive nas Caldas, veio assistir a “MUU!” com a esposa e os dois filhos, de 5 e 7 anos. “Vim mais pelos meus filhos, mas gostei e eles também gostaram. Foi bastante divertido”, disse. “Já há muito tempo que não saíamos e sentíamos que era mesmo preciso”, afirmou. Aquele imigrante já tinha apreciado espetáculos do Caldas Anima noutros anos, mas este ano “ainda não tinha visto nenhum”, contou, acrescentando que “é importante que exista um programa de animação nas ruas como o Caldas Anima”.
Apesar de não poder realizar-se no formato tradicional, pelas ruas da cidade, o certame não deixou de se realizar, tendo sido adaptado e realizado no próprio CCC. ■