Na rota do património cultural alcobacense

0
759
O Mosteiro do Coz é um dos monumentos que faz parte da rota do património | DR

Entre Fevereiro e Julho vão decorrer seis passeios pelo património cultural do concelho de Alcobaça. Será possível conhecer, por exemplo, Aljubarrota e a sua rica história, “São Martinho do Porto, para lá da praia”, o Mosteiro de Coz e a casa senhorial romana de Parreitas.

O primeiro passeio, por “Aljubarrota, com Brites de Almeida” realiza-se a 24 de Fevereiro, a partir das 10h00 e tem a duração de 1h30 (aproximadamente dois quilómetros em calçada e alguns degraus). O ponte de encontro é no Largo Brites de Almeida.
O segundo passeio é a São Martinho, no dia 24 de Março, e está integrado nas celebrações da Semana Santa. A 21 de Abril celebra-se o 2º aniversário da adesão do Mosteiro de Coz à Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses e a 12 de Maio a sugestão é que “Dê lugar ao amor”, percorrendo a rua que começa no Parque Infantil da Levada.
No dia 10 de Junho, dia de Camões, é possível fazer o percurso camoniano de Pedro e Inês em cerâmica que será dramatizado. O último passeio, a 14 de Julho, é para conhecer uma antiga casa senhorial romana nas Parreitas.
Esta é uma iniciativa que se realizou pela primeira vez no último ano e na qual a participação é gratuita. É necessária inscrição prévia através do e-mail: servico.educativo@cm-alcobaca.pt ou do telf. 262580800.
Esta é uma forma de a Câmara de Alcobaça dar a conhecer o património cultural e pode ser combinada com os Percursos Interpretativos, uma outra iniciativa que pretende dar a conhecer o património natural alcobacense.
O primeiro percurso dará a conhecer a Lagoa de Pataias no dia 3 de Fevereiro. Em Março, no dia 17, visita-se a Praia Fluvial de Alpedriz e uma semana depois passeia-se pela cidade para conhecer as árvores que nela existem. Abril traz um passeio pelo vale da Ribeira do Mogo (a única data coincidente) e Maio pelo sopé da Serra dos Candeeiros.
Em Junho aproveita-se o bom tempo para conhecer o litoral do concelho (dia 2 a parte norte e dia 9 a parte sul). Em Julho descobrem-se as encostas de Coz, em Setembro limpa-se a praia da Polvoeira e em Outubro dá-se a conhecer o Pinhal Litoral. O último passeio, em Novembro, vai “Na Senda de Joaquim Vieira da Natividade”.