O “mundo” das florestas exposto em cartazes na antiga Casa da Cultura

0
244
A mostra, inagurada a 4 de março, assinala o Dia da Árvore e das Floresta

O Céu de Vidro foi transformado numa floresta e, durante o mês de março, irão decorrer várias iniciativas

Mais de um milhar de cartazes, dispostos em mais de um centena de painéis, compõem a exposição “A árvore e o papel das florestas’’, que se encontra patente na antiga Casa da Cultura, no Parque D. Carlos I. Trata-se da primeira atividade que o Conselho da Cidade realiza este ano, em parceria com a União de Freguesias de Caldas – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, e que tem por objetivo celebrar o Dia da Árvore e da Floresta.
A mostra resulta da coleção privada de José Neiva, começada há mais de 50 anos quando o então estudante de Agronomia passou a guardar os cartazes, que depois viria a utilizar em palestras e iniciativas em escolas. Já em finais da década de 1990, estes foram editados em livro. Foi também nessa altura que a coleção levou um forte incremento, com o pedido de cartazes a embaixadas e a colegas da área florestal, de diversos países.
“O livro tem 600 cartazes e esta exposição tem mais de mil. Entretanto, já tenho mais perto de 400 cartazes, sendo que nesta fase os cartazes são mais difíceis de obter, tendo sido substituídos pelas redes sociais”, explicou José Neiva. A exposição itinerante foi para a rua em 2006 e teve cerca de três anos a dar a volta ao país, passando por 21 concelhos, celebrando a Floresta e a Poesia. A falta de apoios ditou que fosse arrumada num armazém, até que foi “resgatada” por Ana Costa Leal, do Conselho da Cidade, que já pretendia ter feito a exposição antes, mas a pandemia não o permitiu.
Presente na inauguração da mostra, Rui Sousa (que fotografou os cartazes para o livro e exposição), destacou que esta nunca tinha sido montada “num sitio tão robusto e interessante como este”, referindo-se aos dois andares da antiga Casa da Cultura. Já José Neiva salientou que o cartaz é um meio “extraordinariamente interessante” para dar a conhecer as florestas, assim como a diversidade de funções que desempenham. Alguns têm mais de 100 anos e possuem estilos e mensagens gráficas muito diversas.
A coleção de cartazes foi associada à fábrica artesanal de produção de papel e, ao lado, o Céu de Vidro está transformado numa floresta, com diversos tipos de árvores e plantas.
A Junta “agregrou” ainda outras iniciativas a decorrer durante o mês de março, como a celebração do Dia da Mulher, altura em que um grupo de senhoras irá fazer uma plantação de árvores na Mata. A 19 de março será assinalado o dia dos Pais e Filhos, com atividades com os pais. O Dia da Poesia também será celebrado, assim como o Dia Mundial do Teatro, em que serão dinamizados ateliers com crianças. Todas estas iniciativas contam com a colaboração de parceiros locais e foi feito um convite às escolas para levarem os seus alunos.