Óbidos integra o projecto Cinco: “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos.” juntamente com os concelhos de Idanha-a-Nova, Águeda, São Pedro do Sul e Lousã. O objectivo é desenvolver projectos culturais em rede e afirmar novas centralidades culturais fora dos grandes centros urbanos.
Apresentado em Idanha-a-Nova, município que coordena o projecto, a 5 de Janeiro, o Cinco pretende aproveitar as potencialidades e talentos de cada município nas áreas artístico-culturais, projeção da identidade territorial e captação de fluxos de turismo cultural.
Cada município vai estimular uma área cultural específica. Óbidos participa com a cultura literária e Idanha-a-Nova com a música, uma vez que foram ambas qualificadas no âmbito das cidades criativas da UNESCO. Águeda intervém com a cultura criativa, Lousã com a cultura pedagógica, e São Pedro do Sul com a cultura feminina.
O projecto terá uma duração de três anos e nasceu de uma candidatura feita à CCDR do Centro, num valor próximo de um milhão de euros.
Na apresentação pública foi estreado o documentário “5 Entradas, um filme de Tiago Pereira para uma cartografia de afectos”, que apresenta as práticas musicais das Janeiras e cantigas de Natal dos cinco municípios. Durante um mês, o realizador filmou as tradições de cada concelho associadas ao Natal e à chegada do novo ano. No distrito de Leiria, passou por Óbidos, concretamente pelo Arelho e pela Gracieira.
Integrado neste projecto, esta comunidade também já participou na exposição “Mulheres de Corpo e Alma”, uma exposição ao ar livre, do fotógrafo John Gallo, a inaugurar no município de São Pedro do Sul e que passará também por Óbidos. Para esta mostra, foram fotografadas Melânia Correia (cerâmica – verguinha) e Florentina Santos da Associação Bordar Óbidos.
A iniciativa consiste no desenvolvimento de uma programação integrada para a animação de centros históricos e urbanos, implementada em simultâneo por todos os municípios. As actividades de animação cultural deverão aproveitar as potencialidades culturais de cada membro da rede (música, literatura, criatividade, género e pedagogia) para a formulação de acções, procurando trazer outro tipo de expressão cultural aos espaços urbanos. Ainda durante este mês irá decorrer a primeira actividade, que será comum a todos os membros, subordinada ao tema
”Instalação de Arte Urbana”. Em Óbidos será feito junto à entrada da vila, recorrendo a vários tipos de materiais e utilizando os meios naturais da luz. A obra final será apresentada no final janeiro de 2018.
Todas as programações de Óbidos a serem apresentadas nos municípios parceiros terão por base a Vila Literária.