Os pavilhões do Parque, as muralhas de Óbidos, os moinhos e o Buda Eden, são algumas das referências do Oeste que podem ser encontradas na pintura que compõe o postal ilustrado posto em circulação pelos CTT. A obra intitula-se Opulência e é da autoria de Nuno Confraria. A ela junta-se o selo Surfinho, de Jorge Rebelo, criando um postal inteiro (bilhete postal mais selo), alusivo ao “Oeste: Terra de Vinhedos e de Mar”.
A cerimónia de lançamento decorreu no Museu Barata Feyo (Centro de Artes), no passado dia 11 de Maio, e contou a presença de Isabel Fonseca, responsável das operações e controle da filatelia dos CTT, que procedeu à obliteração do postal. Foram colocados 2000 exemplares em circulação no território nacional e com um custo de 53 cêntimos.
No mesmo dia foi inaugurada a terceira edição da Bienal Art’Oeste Internacional – Circuito Itinerante de Artes Plásticas Contemporâneas, composta por 32 obras de pintura, fotografia e escultura. A mostra, que estará patente no Museu Barata Feyo, até 20 de Maio, reúne obras de artistas nacionais e da República Democrática do Congo. A exposição foi aberta a nível internacional e houve interesse por parte de vários países mas depois, por dificuldades em trazer as obras para Portugal, sobretudo nas alfândegas, acabaram por desistir de participar. A excepção foi a República Democrática do Congo, que participou com quatro pinturas e quatro esculturas (que chegaram no próprio dia do evento).
Das Caldas a exposição seguirá para a Alenquer, Bombarral e Lisboa, onde se fará uma cerimónia de encerramento com a atribuição de prémios a três peças.
A Associação para a Cultura das Artes, que actualmente conta com cerca de 170 associados, tem prevista uma exposição no Museu do Ciclismo na última semana de Junho.
