Pintura de Jeff Haagensen no Turismo até ao final de janeiro

0
544
O autor que antes vivia nos Vidais está agora a viver no Bombarral

Artista holandês é cabeleireiro nas Caldas desde os anos 90 e, nos tempos livres, dedica-se à pintura experimental

“Perfect Imperfection” designa a exposição de Jeff Haagensen que abriu portas, no Posto de Turismo, no sábado, 6 de janeiro. O autor veio viver para as Caldas mas sempre teve interesse pelas artes. Antes de tirar o seu curso, há 45 anos, ainda pensou em ingressar em Belas Artes mas depois colocou a estabilidade financeira em primeiro lugar. Como tal, apostou na formação como cabeleireiro, que é uma “área criativa que também tem a sua arte”, disse o autor enquanto iniciava a visita guiada pelas 17 pinturas que foram selecionadas para esta exposição, criadas desde 2019 até à atualidade.
Nesta fase, contou, usa técnica mista para as suas pinturas. Primeiro, trocou o óleo pela tinta acrílica e usa também stencil e colagens sobre as suas telas.
As obras refletem sobre temáticas como a anatomia masculina, a natureza e a abstração.
No seu processo criativo, desconstrói objetos, adiciona pequenos elementos, linhas geométricas, criando novos universos. “Começo por uma flor mas vou desconstruindo aos poucos criando uma nova realidade”, disse Jeff Haagensen acrescentando que vai transformando as suas obras e chega até a perder a imagem base. O artista vai fotografando as diferentes fases e teve que rever para poder recuperar o trabalho prévio. “Pinto sempre de noite, usando luz artificial”, contou, acrescentando que deixa para a manhã seguinte, a aprovação dos tons que escolheu.
“Nesta nova fase, comecei a usar colagens, usando papel de arroz”, disse o artista que desta forma vai somando diferentes camadas às suas obras. Uma delas é apresentada num pequeno mostruário individual. É uma pintura cheia de detalhes, criadas pelo autor, durante vários serões, “e acompanhado sempre por um copo de vinho”, rematou o autor holandês.
Jeff Haagensen, que viveu nos Vidais e que agora vive no Bombarral, já está a preparar uma nova exposição, que decorrerá em abril, no Baú de Memórias, espaço cultural em Alfeizerão.
A mostra nas Caldas contará ainda com a presença do autor aos sábados, entre as 14h00 e as 16h30 para conversar com visitantes sobre as suas pinturas. “Perfect Imperfection” ficará patente até 27 de janeiro, na galeria do Posto de Turismo, ao cimo da Praça. ■