Realizadoras de cinema caldenses vêm ao CCC falar dos seus filmes

0
448
- publicidade -

No próximo dia 31 de maio, Eva Ângelo vem às Caldas para apresentar no CCC, pelas 21h30, o filme documental “Morada” que parte de conversas da realizadora caldense com um grupo de mulheres cinéfilas, do Porto, que têm entre os 70 e os 94 anos. Estas senhoras frequentavam cineclubes no tempo da ditadura, encontrando neles a Liberdade que o Estado Novo restringia.
“Morada” teve estreia mundial na 40ª edição do Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai e estreou em fevereiro nas salas de cinema portuguesas. No próximo dia 28 de junho, a caldense Inês T. Alves apresentará “Águas do Pastaza”. Esta foi a primeira longa-metragem da realizadora que, depois de ter vivido dois meses em Suwa, uma comunidade isolada de cerca de 80 habitantes na floresta amazónica equatoriana e de ter desenvolvido uma relação próxima com as crianças, teve a ideia de criar este documentário.
A obra acompanha o dia-a-dia das crianças de Suwa extremamente independentes, mostrando a sua ligação íntima com a natureza, bem como a sua relação com as novas tecnologias, fenómeno recente na comunidade. O filme integrou a 72ª edição do Festival de Cinema de Berlim ■

- publicidade -