Rodrigo Leão regressou às Caldas com um concerto intimista

0
493
- publicidade -
O músico tem vários fãs que não quiseram perder a oportunidade de lhe pedir um autógrafo

Rodrigo Leão voltou a encantar no CCC. No sábado, 18 de Fevereiro, o músico e compositor apresentou “Instrumental” no grande auditório do centro cultural e fez encher a sala, com gente de todas as idades.
Há três anos, o músico tocou no CCC e agora “foi bom regressar com um espectáculo completamente diferente”, disse o músico à Gazeta das Caldas no final do concerto. E isto porque veio acompanhado apenas por um
um trio de cordas e um acordeão.
Para Rodrigo Leão faz todo o sentido este concerto sem voz até porque “todos os meus trabalhos têm uma componente  instrumental e com este formato criamos um ambiente diferente”. E sem dúvida que é conseguido pois sem voz, sem baixo e sem bateria há novos tonalidades que sobressaem. Mas quem o conhece sente que as canções já têm a sua assinatura. “Para nós também é bom rodar novos temas e poder tocar em locais onde não poderíamos ir se fosse com o Cinema Ensemble”, contou o músico, explicando que este pequeno formato torna-se menos dispendioso nos tempos da crise.
A cada tema, o auditório do CCC ia aplaudindo em crescendo mostrando que entre a plateia havia muitos conhecedores da sonoridade deste criador contemporâneo.
A meio do concerto Rodrigo Leão trocou o teclado pelo baixo, instrumento que toca no início da sua carreira quando integrava os Sétima Legião. O músico gostou de regressar às cordas e explicou que um próximo trabalho “poderá ter influências não só do baixo como também da guitarra”, instrumentos que têm estado fora das suas composições musicais.
Entre os temas interpretados, o músico salientou Aviões de Papel, Pedra Branca, O Navio Farol e Os Malandros, canção que repetiu no encore. Quando os músicos deram por terminada a actuação, o público achou que não e permaneceu a bater palmas até que estes regressaram ao palco para interpretar mais alguns temas.
“Ésta é uma sala óptima, o público estava caloroso e recebeu-nos bem. Foi um bom regresso após três anos com um concerto diferente”, sintetizou Rodrigo Leão que no dia seguinte actuou em Tondela. Além de estarem agendadas várias localidades em Portugal, o músico tem actuado em Espanha com o Cinema Ensemble.
“Achei que foi um concerto muito bom pois gosto muito dele”, disse Pedro Braz que é fã do músico desde que participou num peça sobre Pedro e Inês e que tinha a música de Rodrigo Leão como banda sonora. Por seu lado Leonor Leitão viu o músico pela segunda vez depois de ter adorado uma actuação em Lisboa. “Penso que foi excelente, valeu mesmo a pena!”, rematou.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -