SIPO regressa e homenageia a Ucrânia

0
206
Gazeta das Caldas
A pianista Manuela Gouveia dará um concerto este ano no CCC

Evento conta com cerca 30 de jovens pianistas de todo o mundo e mais de uma dezena de concertos a decorrer em Óbidos e Caldas

As master classes da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) e o Festival Internacional de Piano do Oeste estão de regresso a Óbidos e às Caldas da Rainha, até 10 de agosto. Este ano, numa edição especial de homenagem à Ucrânia, em que o pianista de origem russa, Boris Berman, dará concerto de apoio ao povo ucraniano e em defesa da paz. A ter lugar a 2 de agosto, no auditório municipal Casa da Música, em Óbidos, i espetáculo contará com repertório inspirado na obra de Valentin Silvestrov, compositor ucraniano, que se tem manifestado de forma contra o totalitarismo e a violência.
O programa do festival inclui 12 concertos a realizar em Óbidos e Caldas da Rainha e encerra com um concerto no Museu do Oriente, em Lisboa. Para hoje, 28 de julho, pelas 21h00, está agendado o concerto do acordeonista e compositor português, João Barradas, no CCC. Nos dias seguintes, também os pianistas Manuela Gouveia, Mirta Herrera e António Rosado atuarão no mesmo palco. Os concertos que se realizam entre 1 e 6 de agosto decorrem no auditório da Casa da Música, em Óbidos, interpretados por Josep Colom (Espanha), Boris Berman (Rússia/USA), James Giles (USA) e ainda o Prémio ACIM Antena 2 deste ano.
A 7 de agosto o português Artur Pizarro atua no CCC, enquanto que os jovens laureados com o prémio Antena 2 ACIM, Muzi Zhao (China) e Juan Pedro Garcia, darão concertos no auditório municipal da Casa da Música (5 agosto), na Praia d’el Rey Marriot Resort (8 de agosto) e no Museu do Oriente, em Lisboa (9 de agosto). O festival termina, a 10 de agosto, com um concerto do polaco Piotr Switon, na Praia d’el Rey Marriot Resort.
O festival integra ainda uma exposição de fotogravuras de Margarida Lourenço, intitulada “Tempo Suspenso ” e uma conferência do musicólogo Rui Vieira Nery.
A 27 ª edição conta, nas suas master classes, com a participação de 28 jovens oriundos de 10 países. A SIPO é organizada desde 1996 pela Associação de Cursos Internacionais de Música – Casa da Barbacam, com o apoio da Câmara de Óbidos e da Direção-Geral das Artes. ■