Hoje e amanhã, dias 3 e 4 de dezembro, às 19 horas, o “Discurso sobre o Filho da Puta” de Alberto Pimenta, está em cena na sala do O’Culto/Miso Music Portugal, na Travessa das Zebras, em Lisboa.
Nos mesmos dias, o Teatro da Rainha acolhe, na sala-estúdio, pelas 21h30, a peça “Pela água”, de Tiago Correia, uma criação da companhia portuense “A turma”.
Por outro lado, no próximo dia 9 de dezembro, será feita a primeira leitura das peças de Daniel Keene “Terra Natal e Chuva”, tradução e encenação de Luís Varela.
A 12 de dezembro, o Teatro da Rainha promove, a partir das 15 horas, a quarta edição do colóquio anual “Teatro, Espaço vazio e democracia”. A 15 de dezembro e, em resultado de uma solicitação dirigida ao poeta e ensaísta — dramaturgo emergente — Henrique Manuel Bento Fialho será feita uma primeira leitura — uma mise en place lendo— de “Na cama com Ofélia”, peça para apresentação como espetáculo em 2021.
A 16 de dezembro, pelas 16h30, será apresentado o resultado do trabalho do Ler Cenas, projeto dedicado à leitura em cena, com a participação dos elementos do teatro da Universidade Sénior das Caldas e que este ano consta da leitura de “Farsas Medievais”, de autores anónimos. Este trabalho é orientado por José Carlos Faria.
No dia 17 de dezembro apresenta-se, pelas 21h30, a performance teatral,com texto do jovem dramaturgo e encenador moçambicano Venâncio Calisto, “O alguidar que chora ou as pedras que falam” que integra na sua ação cénica as atrizes Marina Campanatti, brasileira de ascendência italiana e, Vânia Luz, cabo-verdiana. Este exercício cénico – que conta com a colaboração nos figurinos da luso-botswana Marisa Bimbo, tem música do Moçambicano Nandele Maguni – resulta de uma residência que desenvolveu a sua fase final na sala-estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas.