Teatro no CCC reflete sobre as questões de género e de ser

0
495
Encenador Elmano Sancho (ao centro) também integra o elenco desta peça
- publicidade -

“Damas da Noite” sobe ao palco do CCC, a 2 de dezembro, onde se fala sobre quem se transforma e se transfigura

O encenador Elmano Sancho inspirou-se no que se passou durante o seu nascimento para escrever a peça “Damas da Noite”.
Os seus pais esperavam uma menina, de nome já destinado, Cléopâtre, mas nasceu um menino. Como tal, o encenador dá vida a esse outro desejado de si mesmo, como se este fosse uma espécie de duplo e existisse numa realidade paralela.
Para criar essa figura ficcionada, a Cléopâtre, Elmano Sancho “mergulhou” no mundo do transformismo e reparte o palco com dois artistas transformistas e dragqueens “que vestem a pele de um outro e tentam ser um outro”, contou o encenador. que já tinha estado nas Caldas, apresentando a peça “Maria, a Mãe” em 2021. Elmano Sancho conhece bem a região Oeste pois faz de S. Martinho do Porto o seu refúgio e frequenta localidades desta zona como o Nadadouro, Foz do Arelho, Peniche e Nazaré.
Nesta sua peça, as figuras representadas são intérpretes de uma transformação “pautada pela transgressão, o desconforto, a ambiguidade, a brutalidade dos corpos e a violência das emoções”, complementou o encenador à Gazeta das Caldas.
“Damas da Noite” explora a presença ou ausência de fronteiras entre realidade e ficção, a dupla homem e mulher, o teatro e a performance e ainda a tragédia e comédia.
Durante a peça é revisitada essa personagem feminina que nunca existiu mas a quem o teatro permite dar corpo, alma e emoções num jogo de relações onde facilmente se confunde o original e a cópia, o interior e o exterior e o dia e a noite.
“Damas da Noite” anda em circulação pelo país e pelo estrangeiro desde 2019. A história já foi apresentada em salas de espetáculos de 18 localidades portuguesas e já subiu a palcos brasileiros e cabo-verdianos. ”É uma peça que continua a circular, que mantém o interesse e a atualidade”, disse Elmano Sancho que terá à venda, no CCC, a edição em livro com as várias peças teatrais que já escreveu. Estará em palco com Pedro Simões e com Dennis Correia, ambos atores e dragqueens.
“Damas da Noite” é uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de S. João e Casa das Artes de Famalicão. ■

- publicidade -