World Press Cartoon 2021: Quase mil obras em competição, publicadas em 64 países

0
799

Visita recomendada ao CCC para apreciar o melhor do cartoon a nível mundial

 

Desde 2005 que o World Press Cartoon (WPC), por iniciativa de António Antunes, traz a Portugal anualmente pedaços suculentos da História Mundial e das suas marcas mais impressivas que são os traços fortes, uns trágicos, outros irónicos, dos 365 dias anteriores a cada edição. Depois de Sintra e Cascais, o WPC aterrou benigna e acertadamente nas Caldas, cidade vocacionada para o humor, graças à sua história desde há vários séculos e não apenas com Rafael Bordalo Pinheiro, que é bem conhecida em todo o Portugal, mesmo nas gerações mais novas, que se habituam a sorrir quando se fala no seu nome, razão que vale milhões para os homens do marketing modernos.
Mas, evidentemente que não podemos esquecer Bordalo, o Mestre entre os maiores e em todos os tempos, que deu a Portugal e às Caldas, razões de sobeja importância, para elevar a caricatura, o humor, a sátira, a disciplina inesgotável e imortal.
Como o leitor menos avisado, que não (ainda) tomou a iniciativa de visitar a exposição deste ano patente no CCC, como as quatro anteriores que já se fizeram nas Caldas, pode verificar nesta edição, os autores dos cinco cantos do mundo, que concorrem a este concurso, gravam profundamente o nosso quotidiano, tão macerado e violentado, por tantos, muitos que o fazem mesmo inconscientemente.
Não é só a política quotidiana global que está ali gravada, mas muitos dos problemas que nos afetam e vão marcar as próximas décadas, bem como o futuro mais longínquo, como as ameaças ambientais, a fome e miséria em muitos continentes, a violência, os ataques à liberdade e à liberdade de imprensa e de pensamento, as mentidas ou “fake news”, para além da forma salutar em que são ridiculizados muitos dos poderosos em falsos pedestais.
Por tudo isto, o anúncio formal da criação nas Caldas do Museu do Humor, pode ser uma nova pedra, muito importante, em fazer na nossa região e na nossa cidade, um verdadeiro museu do século XXI, com todos os acontecimentos marcantes da vida dos muitos milhares de milhões de habitantes que vivem no Planeta Terra! ■

 

 

 

A minha participação no júri do World Press Cartoon, que o cartoonista António realiza nas Caldas da Rainha, foi um dos mais enriquecedores momentos da minha vida profissional, enquanto director do Museu Bordalo Pinheiro.
Habituado a lidar com caricaturas e cartoons com que Rafael Bordalo Pinheiro retratou um tempo que já não é o nosso, de repente vi-me confrontado com largas centenas de desenhos que refletem os dias de hoje e confirmei uma ideia que já tinha: a de que o desenho de humor é uma arte maior, onde o talento artístico se mistura em doses iguais com a inteligência dos seus autores, produzindo obras que nos ajudam a perceber e descodificar a nossa própria existência.
Caldas da Rainha está de parabéns ao recuperar a ligação privilegiada que tem com o grande Bordalo e trazer esta herança para os nossos dias, pelo que se deseja que o WPC tenha uma longa vida e que frutifique num desejável Museu do Desenho de Humor.

João Alpuim Botelho
Director do Museu Bordalo Pinheiro/EGEAC

 

“Se, para os cidadãos de todos os continentes, leitores de jornais, a partida de Trump da Casa Branca é uma boa notícia, para os cartoonistas, artistas dos jornais, não é coisa boa… O homem era matéria-prima de primeira água: o penteado e o rosto alaranjados, o corpo, os gestos, o dito e o feito! Uma silhueta redonda, pontuada de pequenos tentáculos, vagamente evocativa de um ser extraterrestre, tomou, a pouco e pouco, o lugar antes ocupado pela melena dourada do extravagante ex-presidente norte-americano. É a representação que conhecemos do invisível e invasivo coronavírus que vão encontrar no WPC 2021.”

(in “Bye-Bye Donald! Hello Covid…
ou como visualizar inimigos invisíveis”
de António, Rui P. Cruz e Pedro P. Silva)

 

“A autarquia pretende com este evento manter a memória do grande génio Rafael Bordalo Pinheiro e simultaneamente todos os que têm lutado pela liberdade de imprensa.
Tal como já temos referido, continua a ser vontade da Autarquia lançar o Museu do Humor e, certamente, com a Escola Superior das Artes e Design.”

(Mensagem de Tinta Ferreira,
Presidente da Câmara das Caldas
da Rainha, Catálogo do WPC 2021)

 

 

WPC Grande Prémio 2005 – Crist, “Indígena Virtual”, publicada no “Clarin”

 

WPC Grande Prémio 2008 – Rainer Ehrt , “Babel, A Torre de Bruxelas”, publicada no “Eulenspiegel”

 

WPC Grande Prémio 2011 – Rowe, “Wikileaks e o Tio Sam”, publicada no “The Sun Herald”

 

WPC Grande Prémio 2010 – Ippóliti , caricatura do primeiro-ministro Vladimir Putin, publicada no “Âmbito Financiero”

 

WPC Grande Prémio 2015 – André Carrilho, “Ébola”, publicada no “Diário de Notícias”

 

WPC Grande Prémio 2018 – Marilena Nardi, “Tesoura sobre a liberdade de expressão”, publicada no “Illegal Times”

 

WPC 2º Prémio Humor – Agim Sulaj (Albânia) – “Ano de Pandemia”, publicado no “Corriere Romagna”

 

WPC 3º Prémio Humor – Goran Divac ( Servia) – “Pequeno Almoço”, publicado no “Vecenrje Novosti”

 

WPC 2º Prémio Caricatura – André Carrilho (Portugal) – “Juan Carlos”, publicado no “Diário de Notícias”

 

WPC 3º Prémio Caricatura – Ivan Mata (Espanha) – “Rainha Sofia de Espanha”, publicado no “El Diario Vasco”

 

WPC 2º Prémio Editorial – David Rowe (Austrália) – “Motim Trump”, publicado no “The Australian Financial Review”

 

WPC 3º Prémio Editorial – Becs (Argentina) – “David & Golias”, publicado no “Cartoon Movement”

 

WPC Menção Honrosa Caricatura – Zoran Petrovic (Servia) – “Macron, Putin, Xi Jinping, Trump, Merkel”, publicado no “Without Words”

 

WPC Menção Honrosa Caricatura – Cristina Sampaio (Portugal) – “Bolsonaro, Trump, Boris”, publicado no “Público”

 

WPC Menção Honrosa Editorial – Tomás Serrano (Espanha) – “O Corona Nascente”, publicado no “The Washington Post”

 

WPC Menção Honrosa Editorial – Tomás Serrano (Espanha) – “O Corona Nascente”, publicado no “The Washington Post”

 

WPC Menção Honrosa Humor – Nardi (Itália) – “New Look”, publicado no “Cartoon Movement”

 

WPC Grande prémio 2021 – Gio (Itália) – “Pegada Cultural” , publicado no Mundiario. Os restantes primeiros prémios de 2021 foram publicados na edição de 22 de julho