O Arco Clube das Caldas organizou mais uma edição do já tradicional e muito concorrido TORNEIO DE NATAL, prova de Sala do Campeonato Nacional da Federação Portuguesa de Tiro com Arco. Aconteceu no passado domingo 11 de Dezembro e o Pavilhão R. D. Leonor foi pequeno para tanto concorrente (136 arqueiros), obrigando a organização a realizar 2 sessões de Open antes das Eliminatórias.
Como de costume, a prova correu sem incidentes e num ambiente de verdadeira amizade entre todos os participantes que vieram de todo o Continente da Madeira e Açores. Não faltou o café ou chocolate quentes acompanhados das tradicionais filhós e no final todos levaram para casa uma lembrança em loiça, oferta gentil da Molde. Este ano os prémios foram produzidos pelo clube organizador, regressando a uma tradição desta prova e que muito agradaram os vencedores, cansados de receberem normalmente medalhas. O clube local apresentou-se com um conjunto de 12 arqueiros, seriam 13 se a Bárbara não tivesse adoecido à última da hora, que tiveram uma prestação normal para início de época. A nova “mascote” do clube Madalena Marques no escalão de Flechas, que veio substituir a Victória que era até esta época a arqueira mais nova, teve nesta prova o seu batismo de tiro apenas com 3 meses de prática e portou-se muito bem totalizando 359 pontos e ficando em 1º lugar. Em Robins Recurvo a Gabrielle ficou em 1º e a Victória em 2º lugar. Em Juvenis Recurvo, Rafael Maria surpreendeu tudo e todos totalizando 455 pontos, terceira melhor pontuação no ranking desta época e arrebatando o 1º lugar entre 13 participantes. Os restantes companheiros ajudaram na conquista do 1º lugar por equipas, deixando o direto adversário o CCD Sintrense a 53 pontos de distância. Francisco Borga – 6º (391 pontos), Ângelo Silva – 11º (311 pontos) e Rodrigo Machado – 13º (199 pontos). Em Cadetes Homens Simão Oliveira ficou em 4º e em Senhoras Patrícia Ribeiro também em 4º, desta vez não conseguiram subir ao pódio. Em Juniores Senhoras Fabiana Machado ficou em 5º lugar, batendo o seu record pessoal e em Seniores Homens Márcio Vitorino (que voltou a atirar passados 15 anos de inatividade) situou-se na 20ª posição e o Neal Marques na 25ª. A merecer destaque o arqueiro compound Cláudio Alves do Real Sport Clube que bateu o record de volta com 295 pontos num máximo de 300 e o próprio Real que bateu o record nacional de equipas em Compound Homens com 1719 pontos.
A próxima prova terá lugar também no Pavilhão R. D. Leonor, a 15 de Janeiro de 2017 e o ACC será também a entidade organizadora. Convidamos desde já todos os caldenses que não conheçam a modalidade a aparecerem podendo ver os melhores arqueiros do país em competição de entre os quais alguns caldenses.
Se quiserem praticar procurem-nos nas nossas instalações desportivas em S. Cristóvão junto do Cenfim, todos os dias da semana exceto aos domingos. Para mais informações estamos em www.arcoclubecaldas.pt ou no facebook.