Decorreu no passado domingo, dia 5 de Março, o Campeonato Distrital de Duplo Mini-Trampolim e Tumbling, no Pavilhão Municipal Rainha D. Leonor em Caldas da Rainha, reunindo cerca de 190 ginastas, distribuídos pelas diferentes categorias.
O Acrotramp Clube de Caldas, esteve presente nesta prova com 28 ginastas, mas com 34 participações, uma vez que 6 ginastas competiram nos dois aparelhos (Marta Pereira, Teresa Pereira, Ariana Marques, Guilherme Dias, Henrique Lino e Manuel Oliveira). Com todo o mérito alcançou os objectivos propostos para esta altura do ano, incentivando novos ginastas para a prática da modalidade e apurar os ginastas com maior nível técnico, para o Campeonato Nacional.
No Tumbling e em Iniciados Femininos, sagraram-se campeãs distritais por equipas as seguintes ginastas: Ariana Marques (1º lugar individual), Teresa Pereira, (vice-campeã distrital) e Marta Pereira (3º lugar). Todas as ginastas executaram correctamente as séries propostas. São muito novas e por esse motivo perspectiva-se um bom futuro na modalidade.
Guilherme Dias (juvenis masculinos), foi vice-campeão e realizou duas boas séries. Este jovem tem potencial para alcançar outros resultados mas deverá encarar o treino de uma forma diferente, aplicando-se mais no “necessário”.
No escalão de Juvenis Femininos, a equipa composta por Francisca Coutinho (campeã distrital individual), com séries de bom nível, Laura Céu e Madalena Coelho sagraram-se vice-campeãs distritais. Temos a certeza que estas ginastas podem ter melhor desempenho num futuro breve, se a entrega e dedicação no treino, aumentar.
No escalão de Elite Júnior, Henrique Nascimento foi campeão distrital, realizando duas boas séries. Este jovem ginasta tem uma excelente execução e já “coloca” movimentos de dificuldade no salto final com bastante segurança. Irá competir no dia 18 deste mês na prova de apuramento do campeonato do mundo por idades, no Centro de Alto Rendimento, em Sangalhos.
Neste escalão sentimos a falta do nosso também campeão ginasta de Elite, Miguel Faria (detentor de títulos nacionais e ginasta internacional), que recentemente foi operado a uma apendicite, privando-o desta competição e da prova de apuramento de dia 18.
Nos Seniores Masculinos foram campeões por equipas, Henrique Lino (campeão Individual), Manuel Oliveira (vice-campeão) e Pavlo Stratovych.
Pavlo Stratovych, vem de uma lesão e só retomou os treinos muito recentemente. Executou bem, mas tem que apostar em mais dificuldade. (duplo mortal final).
Manuel Oliveira, campeão nacional em título, é jovem universitário e nosso treinador adjunto. Não tem conseguido arranjar tempo para o seu próprio treino. Mas com os nacionais à porta (dia 1 de Abril), acreditamos que irá fazer um esforço e estar em “forma” na altura.
Henrique Lino, é outro dos “velhotes” do clube. Com um vasto currículo desde campeão nacional, a participações em Campeonatos do Mundo por Idades (na Rússia e nos Estados Unidos). Executa com velocidade e tem muita potência muscular para os múltiplos finais, acabando sempre as suas séries com duplo mortais nas diferentes posições, com muita segurança.
No Duplo Mini-trampolim, no escalão de Iniciados femininos, a equipa constituída por Ariana Marques (3º lugar individual), Teresa Pereira, Madalena Martins e Maria Inês Custódio, sagraram-se campeãs distritais por equipas. Espectacular desempenho das jovens ginastas com execuções muito correctas.
Participaram ainda neste escalão e por equipas, as seguintes ginastas: Leila Van Elswijk, Marta Pereira e Margarida Reboleira. Classificaram-se em 4º lugar a escassos pontos do pódio. Tiveram boas prestações, executando as suas séries, sem falhas.
No escalão de Juvenis femininos, Sofia Vala (campeã distrital Individual), Margarida Henriques, Filipa Araújo e Catarina Silva, sagraram-se campeãs distritais por equipas. São ginastas com 5 anos de competição no clube e todas elas já foram campeãs nacionais por equipas nos trampolins. Acreditamos que podem aspirar a um pódio colectivo nos nacionais que se realizarão em Loulé.
Ainda neste escalão participou a ginasta Joana Rocha, com uma boa prestação. Infelizmente a 1ª série não correu tão bem quanto sabe, comprometendo desta forma o apuramento para o campeonato nacional. Conhecemos a Joana e sabemos que tem valor para alcançar patamares mais elevados.
Na categoria de Juvenis masculinos, Guilherme Dias, foi vice-campeão distrital com duas séries de bom nível.
As ginastas da categoria de Juniores, Marta Santos (campeã distrital individual) com duas séries de grande nível técnico, Margarida Romão e Carolina Lopes, sagram-se campeãs distritais por equipas.
Nas Seniores Femininos, as ginastas Andreia Berto (2º lugar individual), Anna Pavliv (3º lugar), Mariana Romão (4º lugar) e Ana Filipa Gonçalves, sagraram-se campeãs distritais por equipas. São ginastas de nível elevado e acreditamos que poderão alcançar um bom resultado nos Campeonatos Nacionais, tanto a nível individual, como colectivo.
A equipa composta por Henrique Lino (1º lugar individual), Rafael Carvalho (2º lugar individual) e Manuel Oliveira (4º lugar) sagraram-se campeões distritais por equipas. São ginastas que têm um largo passado, com muitos anos de competição (cerca de 8, 9 anos). Temos a certeza que se arranjassem “tempo” para o treino, teriam uma palavra a dizer, nos nacionais.
Continua o Acrotramp Clube de Caldas no caminho certo, fiel ao seu projecto e com objectivos muito concretos. Ao longo de 25 anos, nunca deixou de obter títulos nacionais, individualmente e por equipas. Soube ao longo dos anos renovar constantemente a área da competição e manter-se no “top” dos trampolins em Portugal.
É uma referência na modalidade, com resultados nacionais e alguns internacionais na área dos trampolins que poucos clubes podem ostentar.
Os ginastas, treinadores (Prof. Stélio Lage, Prof.ª Margarida Alexandra Lage, Prof. Filipe Saldanha), pais e direção do Acrotramp estão de parabéns, pois todos contribuíram (cada um à sua maneira e em determinado momento), para o sucesso que foi esta primeira prova, da época de 2017.