Aventura Ligier Portugal liga Valença a Sagres em quadriciclos ligeiros e passa pela região

0
24
Concessionário Carros & Cia, da Tornada, é um dos participantes oficiais desta actividade

Quinta etapa parte das Caldas da Rainha no próximo dia 18 e passa por vários pontos do Oeste. Iniciativa valoriza os chamados “papa-reformas”, que se direccionam, agora, para os jovens

Joaquim Paulo
[email protected]

Durante uma semana, entre 14 e 21 de Setembro, a “2ª Aventura de Quadriciclos Ligeiros Ligier e Microcar” vai fazer a ligação entre Valença e Sagres a 50kms/hora, a velocidade máxima de viaturas que ficaram conhecidas como “papa-reformas”, mas que agora estão mais direccionadas para os jovens a partir dos 16 anos e que ainda não possuem carta de condução.
O roteiro desta Aventura tem passagem obrigatória pela região e serve para mostrar as potencialidades destas viaturas, representadas por onze concessionários a nível nacional, entre os quais a Carros & Cia, empresa instalada na Tornada, e que garantiu há seis anos a representação da Ligier Microcar para o Oeste.
A 4ª etapa deste passeio pelo litoral com recurso a estes quadriciclos ligeiros, agendada para o próximo dia 17, liga Figueira da Foz à Nazaré e no dia seguinte a “tirada” parte das Caldas da Rainha e passa por Óbidos, Peniche e outras cidades antes da chegada a Sintra.
Rui Claro, sócio-gerente da Carros e Cia, participa na iniciativa com uma viatura e considera que a imagem de “papa-reformas” associada a estes veículos “já está ultrapassada”.
O quadriciclo “é direccionado para os jovens, é seguro e respeita normas anti-poluição. Está claramente vocacionado para jovens a partir dos 16 anos com carta de motorizada”, sustenta o gestor da empresa.
Com velocidade máxima de 50kms/hora, estas viaturas não podem circular em auto-estradas e estradas principais, mas são “uma opção válida para as cidades e muito habituais de ver em Lisboa ou no Porto”. “Por cá ainda não são muito comuns, mas em vários países os quadriciclos são utilizados pelos jovens na deslocação para a escola. É o segundo carro da família”, frisa Rui Claro.
O preço de um quadriciclo ligeiro novo começa nos 12 mil euros, mas pode atingir os 15 ou 16 mil, dependendo dos extras. “É como qualquer outro carro”, frisa o responsável da empresa que se dedica à oficina e comércio de automóveis.
O empresário garante que o mercado da região tem “reagido bem” aos quadriciclos, explicando que a Carros & Cia apresenta “várias soluções” aos clientes: os carros Microcar são destinados a uma gama baixa média, enquanto a Ligier é considerada gama média/alta.