Foi a primeira vitória como profissional. João Almeida mostra-se em forma também na Volta Ciclista à Catalunha
António Morgado obteve no passado domingo a primeira vitória como profissional, ao conquistar a camisola amarela no International Tour of Rhodes, na Grécia.
O jovem ciclista de Salir do Porto, que está na época de estreia no escalão de Sub-23 e pela Hagens Berman Axeon, triunfou na prova grega e, curiosamente, sem ter vencido nenhuma das três etapas, todas com chegada em pelotão e vitória discutida ao sprint.
Na primeira etapa, António Morgado foi terceiro classificado, atrás do dinamarquês Christian Ingemann Lindquist e do norte-americano Brody McDonald e ficou na quarta posição da geral, devido às bonificações intermédias.
Na segunda etapa, o caldense foi 25º e perdeu algumas posições na geral, mas na derradeira voltou a discutir a vitória, desta vez com o Andreas Miltiadis, da seleção do Chipre.
Desta forma, a classificação acabou por ser definida pelas bonificações distribuídas nas três etapas e a regularidade do caldense vice-campeão do mundo de juniores deu frutos.
O cipriota teve 10 segundos de bonificação na derradeira etapa, contra os 8 de António Morgado, mas os 4 segundos amealhados na primeira etapa foram suficientes para garantir a vitória por apenas 2 segundos sobre Andreas Miltiadis.
“Foi uma vitoria inesperada”, disse o caldense citado pela equipa norte-americana. “Sabia que estava numa forma razoável, mas não em condições para vencer”, continuou, acrescentando que viu as hipóteses de vencer diminuírem depois do contrarrelógio inicial ter sido cancelado devido ao mau tempo.
Além da amarela, António Morgado conquistou também o prémio da juventude e somou, ainda, os primeiros pontos da época para o ranking UCI.
João Almeida em Espanha
Também em destaque está João Almeida, que está a correr a Volta à Catalunha, que termina este domingo em Barcelona.
Com a montanha a surgir logo na primeira etapa, o caldense da UAE Team Emirates seguia em 5º lugar após mais uma grande recuperação na subida ao Vallter (acima dos 2 mil metros de altitude), depois de ter sofrido problemas mecânicos que o obrigaram a trocar de bicicleta em plena montanha. ■