Corrida das Fogueiras voltou a encher Peniche

0
495
O pódio final da prova, com os vencedores e os representantes do Município de Peniche

Mais de 6000 atletas, de todas as idades, participaram nas três vertentes da edição deste ano, cuja prova principal foi ganha por Said Ameqrane

Said Ameqrane, a representar a equipa local da Academia do Pro, foi o grande vencedor da 42ª edição da Corrida das Fogueiras, que voltou a animar a cidade de Peniche no passado sábado à noite, a segunda edição que homenageou o seu fundador, professor Nuno Bello. O atleta africano foi o mais forte, na vertente masculina, dos 3.600 atletas que participaram na prova principal, tendo corrido o percurso de 15 quilómetros em 47m08s, menos 1m01s que o segundo classificado, Roberto Ladeiras (GFD Running), que ficou à frente do seu colega de equipa Bruno Lourenço.
Na vertente feminina sagrou-se vencedora Carla Martinho (Recreio Desportivo de Águeda), que gastou 52m32s a terminar o percurso, seguida de Joana Fonseca (GFD Running) e de Kcénia Bougrova (Run Tejo -Prevent Sprain). Joana Pontes (Academia do Pro), que alcançou o 6º lugar, foi a melhor atleta penichense nesta categoria.
Pela 21ª vez correu-se também a Corrida das Fogueirinhas, a vertente lúdica da prova com 5 km de extensão, que contou com 2.500 participantes. A novidade deste ano foi a prova Fogueirinhas Kids, com 500 metros, que serviu para incutir o gosto pelo atletismo aos mais novos e que juntou cerca de meia centena de participantes.
Esta prova emblemática do atletismo nacional é particularmente embelezada pelo percurso noturno à volta da península e iluminada por fogueiras localizadas em pontos estratégicos, que voltou a atrair atletas de todo o país e muito público a apoiar os participantes, encerrando no final com a tradicional sardinhada, este ano no recinto da Feira Mensal de Peniche.
Falando em nome da organização, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Peniche, Ângelo Marques, “entre todas as provas da noite, foram mais de 6000 os participantes que engrandeceram a que é considerada por muitos como a mais emblemática corrida noturna de Portugal, com muito entusiamo e alegria num ambiente fantástico. Foi uma grande festa do atletismo e do desporto para todos”. ■