Pastelaria Infante é agora o café do Dimas

0
9034
Notícias das Caldas
O gerente Dimas Andrade com a companheira Rosa Capinha | M.B.R.

A Pastelaria Infante da Avenida 1º de Maio (encerrada desde Janeiro) tem agora novo nome, decoração e gerência. Desde 11 de Abril que o espaço está aberto como café O Dimas, agora gerido por Dimas Andrade, ex-funcionário da Pastelaria Infante.
“Podemos dizer que este é um exemplo do ditado ‘há males que vêm por bem’. O sítio mantém-se, mas o conceito mudou”, disse Dimas Andrade à Gazeta das Caldas, referindo-se ao facto de a anterior gerência (empresa MPMS Lda.) ter deixado de pagar os salários aos seus trabalhadores em Setembro do ano passado. Dimas Andrade, assim como outros colaboradores já com vários anos de serviço na pastelaria, nunca chegou a receber a totalidade em dívida e entrou em suspensão de trabalhos. Desempregado, apresentou um projecto ao Programa de Apoio ao Empreendorismo e à Criação do Próprio Emprego do IEFP para receber o incentivo necessário à abertura do seu próprio estabelecimento naquele mesmo espaço. Praticamente aprovada, a candidatura corresponde ao valor que o actual gerente receberia em três anos de subsídio de desemprego (perto de 15 mil euros).

Com uma decoração renovada, o estabelecimento está agora mais moderno e clean, destacando-se as cores neutras, uma parede em pedra, os pequenos vasos em cima das mesas, as plantas na esplanada e um colorido painel de azulejos Sá Nogueira (A-dos-Francos) que salta à vista logo à entrada. “Quis inovar, trazer modernidade e criar um ambiente familiar e acolhedor”, afirmou Dimas Andrade, realçando que tinha muita vontade em voltar ao trabalho: “este é o meu habitat natural, é isto que gosto realmente de fazer”.
Dez dias após a abertura, o responsável salientou que “a experiência tem sido fabulosa e o feedback das pessoas muito positivo”, acrescentando que os antigos clientes voltaram a frequentar o estabelecimento, mas que também têm recebido caras novas e “muitos amigos que querem demonstrar o seu apoio a este novo projecto”.
O café O Dimas funciona também como pastelaria e padaria – à hora do almoço serve sopa – e abre todos os dias das 7h00 às 20h00. A partir do Verão, o horário estende-se por mais uma hora. A reabertura deste estabelecimento criou três postos de trabalho (dois dos quais para antigos funcionários da Pastelaria Infante). M.B.R.