Federação vai apertar legislação no Campeonato de Portugal

0
570
- publicidade -

A Federação Portuguesa de Futebol está a preparar um conjunto de medidas para regular de forma mais eficiente o Campeonato de Portugal em questões como o controlo orçamental e a inscrição de jogadores. Medidas que poderão entrar em vigor já na próxima temporada.
Os problemas nos escalões não profissionais não são novos, mas têm-se intensificado nas temporadas recentes. Esta época, clubes foram várias as situações com clubes que entraram em incrumprimento salarial com os jogadores, grandes mudanças nos plantéis e também com jogadores estrangeiros que ficaram em situação ilegal no país e desamparados.
É sobre este tipo de questão que a FPF quer intervir.
No campo do controlo orçamental, a FPF quer maior rigor na gestão das contas. Os clubes deverão passar a fazer prova do cumprimento dos compromissos financeiros para se poderem inscrever na época seguinte. Além disso, devem passar a ter que apresentar previsões de receitas e despesas, para minimizar riscos de incumprimento salarial.
As SADs vão passar a ter que ser mais transparentes quanto aos proprietários e investidores e os clubes em relação ao responsável pelo futebol. Esta medida servirá para evitar que a mesma pessoa tenha interesses em mais do que um clube da mesma competição.
Em relação às inscrições, deverá passar a haver um limite máximo, de modo a evitar sangrias nos plantéis a meio da temporada. Para a inscrição de estrangeiros, deixará de ser suficiente a Manifestação de Interesses preenchida no site do SEF. Uma medida que aumentará a proteção dos jogadores estrangeiros de casos de abandono. 

- publicidade -