O Caldas ficou com o apuramento ali tão perto…

0
402
João Tarzan esteve em destaque durante o tempo em que esteve em campo
- publicidade -
Pelicanos ficaram a apenas um ponto do apuramento e a três do primeiro classificado
De pouco serviu a vitória sobre o Sporting da Covilhã. O Caldas não conseguiu um dos quatro primeiros lugares que garantiam desde já a manutenção e uma oportunidade de lutar pela subida à 2ª Liga. Mas isso não se ficou a dever a esta última jornada… O símbolo do equilíbrio desta série fica bem patente na tabela de classificação final, o sexto lugar do Caldas fica separado por apenas três pontos do vencedor, a Académica, e um pontinho a mais teria chegado para garantir a passagem, uma vez que o Caldas teria vantagem no desempate com Sp. Covilhã e o Sporting B.
Chegado à última jornada, o Caldas precisava de ganhar, mas também precisava que outros resultados se conjugassem. Era preciso que, simultaneamente com a vitória caldense, Alverca e Sporting não vencessem. E isso cedo se começou a desenhar difícil de acontecer.
Para ajudar, a primeira parte do Caldas não augurava nada de bom. A precisar de ganhar, apanhava um Sp. Covilhã muito descontraído, já apurado, mas sem vontade de dar uma borla aos pelicanos. Os serranos jogavam de forma matreira, a fechar bem os espaços interiores a um Caldas com pouca profundidade ofensiva, e que nem a facilidade com que João Tarzan ganhava duelos em zonas próximas da área estava a ser explorada como se pedia.
Para ajudar, apesar do ritmo descontraído, o Sp. Covilhã tinha nas suas alas e na dupla Chico Cardoso e Zé Tiago, setas apontadas à baliza de Diogo Garrido.
A situação piorou quando os leões da Serra chegaram à vantagem, a meio da primeira parte. Desta vez não pelos avançados, mas pelos alas. Gildo cruzou da direita, Opeyemi finalizou ao segundo poste.
Ao intervalo o Caldas perdia, Alverca e Sporting B ganhavam, todos pela margem mínima.
Para a segunda parte, José Vala fazia tripla alteração para dar nova dinâmica à equipa. E acertou. Numa grande jogada, o Caldas empatou. Cinco minutos depois, Tarzan saiu lesionado mas ganhou a expulsão de Adams e o livre que daria o 2-1 a Gonçalo Chaves, que entrou para o seu lugar.
Chegou para ganhar, mas não para passar. Agora os pelicanos jogam pela manutenção. Partem em segundo lugar com 5 pontos, mas perdem grande parte da vantagem conquistada na 1ª fase. ■
- publicidade -