Peniche: Os melhores do mundo nas melhores ondas

0
612
PENICHE, LEIRIA, PORTUGAL - MARCH 14: Joao Chianca of Brazil after winning the MEO Rip Curl Pro Portugal on March 14, 2023 at Peniche, Leiria, Portugal. (Photo by Damien Poullenot/World Surf League)

A prova de Peniche é a única etapa do Championship Tour na Europa, mas é uma das favoritas dos fãs e dos atletas

Os melhores surfistas do mundo já estão em Peniche para a terceira etapa do World Surf League Championship Tour, o MEO Rip Curl Pro Portugal, cujo período de espera termina a 16 de março. A tensão aumenta à medida que os atletas se encontram a meio dos primeiros cinco eventos da temporada, antes de ter lugar o corte de meio de temporada que vai reduzir o número de surfistas em competição.
A competição teve início no Hawai para os dois primeiros eventos da temporada que testemunharam ação incrível em Pipeline e Sunset, com performances dignas de história, especialmente no lado feminino. Uma nova geração de surfistas tem-se destacado em ondas desafiadoras e tomou os primeiros lugares do ranking aos veteranos do Tour.
Agora a competição chega à Europa com uma mudança dramática de cenário, que verá os surfistas enfrentarem águas mais frias, mas condições semelhantes com ondas poderosas em Peniche. A praia dos Supertubos é famosa pelos seus tubos impiedosos, águas muito rasas e correntes poderosas, à medida que as marés do Atlântico sobem e descem nas barras de areia.
As grandes e animadas multidões portuguesas e as areias brancas completam a paisagem na única etapa do Tour no “Velho Continente”, que continua a ser uma das favoritas dos fãs e dos surfistas. Quando as condições se alinham, Supertubos pode proporcionar tubos de classe mundial ao longo da praia, mas os atletas têm que contar com o conhecimento oceânico e adaptabilidade, já que as condições podem mudar num piscar de olhos.
Esta será a 15ª edição do evento de Peniche. O que era originalmente uma vila de pescadores tranquila tornou-se conhecida mundialmente como uma das zonas mais ricas em ondas da Europa e agora conta com dezenas de acampamentos de surf e lojas técnicas que recebem milhares de surfistas viajantes durante todo o ano.
No ano passado, o brasileiro João Chainça – que está a recuperar de lesão e não vai poder defender o seu título – e a californiana Caitlin Simmers inscreveram pela primeira vez os seus nomes no mural dos vencedores da competição do Oeste português. Neste encontram-se Mick Fanning, Kelly Slatter, Adriano Souza, Julian Wilson, Kai Otton, Felipe Toledo, John John Florence, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. No feminino, Coco Ho, Carrissa Moore, Carolina Marks e Tatiana Weston-Webb foram as vencedoras. De destacar que a etapa de Peniche do Tour já teve sete vezes vencedores brasileiros, o que significa que o povo irmão dos portugueses se dá particularmente bem com as ondas dos Supertubos. ■

 

OAHU, HAWAII – FEBRUARY 10: Caitlin Simmers of the United States after winning the Lexus Pipe Pro on February 10, 2024 at Oahu, Hawaii. (Photo by Tony Heff/World Surf League)