Remo: Centro náutico anima verão na Foz do Arelho

0
270
- publicidade -

Estrutura pretende fomentar os desportos náuticos na Lagoa

Decorreu na última semana na praia da Foz do Arelho, no âmbito do programa Verão Desportivo, uma atividade de experimentação de remo na Lagoa de Óbidos, numa parceria com a Federação Portuguesa de Remo.
A atividade era aberta e gratuita para todos os que quisessem experimentar e contou com visitas dos ATL das coletividades caldenses.
“Estamos a estabelecer esta parceria com a Federação Portuguesa de Remo com o objetivo de reativar esta modalidade na Lagoa de Óbidos, uma prática que acontecia há cerca de 40 anos”, explicou António Vidigal, da Câmara das Caldas, acrescentando que querem “desenvolver a vela e a canoagem”.
O Centro Náutico da Foz do Arelho, que está a ser criado pela autarquia, é mais um equipamento desportivo municipal e funciona perto do parque de caravanas, onde tem um hangar para arrumar as embarcações e materiais e para que os atletas se possam equipar. “Estará ao dispor dos clubes e coletividades que queiram promover desportos náuticos”, explicou António Vidigal. O espaço que agora acolhe o Centro Náutico é um municipal e que, depois de o antigo clube de remo cessar a atividade, tinha sido cedido à Autoridade Marítima Nacional para apoio ao Instituto de Socorros a Náufragos.
António José Correia, presidente da Fórum Oceano, entidade que coordena a rede de Estações Náuticas em Portugal e Luís Teixeira, presidente da Federação Portuguesa de Remo, estiveram na Foz do Arelho, atestando a qualidade do espelho de água da Lagoa de Óbidos para a prática do remo. “Na Lagoa tudo se pode praticar”, salientou António José Correia. Já Luís Teixeira recordou que antes de integrar a equipa portuguesa que foi medalhada no campeonato de mundo de remo de 1994, “como passava férias em São Martinho do Porto, os últimos 15 dias de férias antes de ir para os Estados Unidos foram aqui a treinar”. O presidente da Federação de Remo refere também que “para o remo recreativo e de lazer é simplesmente perfeito”, mostrando-se aberto a apoiar futuras atividades neste espelho de água. “Que seja o primeiro passo de uma ação consistente e que as pessoas possam desfrutar disto”, vaticinou.

Formação escolar
Recentemente foi também aprovada a candidatura da Escola Básica de Santo Onofre para a criação do Centro de Formação Desportiva do Desporto Escolar para desportos náuticos. A escola, que já tinha a formação na canoagem, contará com a parceria do município, será assim a coordenadora deste centro.
A professora Sandra Amaral, responsável pela iniciativa, destacou que “o Agrupamento de Escolas Raul Proença vai ter este ano um Centro de Formação com canoagem e iniciação ao remo, apoiado pela Câmara e pela Federação Portuguesa de Remo”. A autarquia garante os transportes. Os alunos treinam à quarta-feira à tarde para competição e, todas as semanas, uma turma diferente irá poder experimentar. “Não faz sentido as escolas não aproveitarem este espelho de água fantástico”, disse. ■

- publicidade -