O GDC A-dos-Francos recebeu o Sporting (que havia perdido com o líder Braga) no fim-de-semana passado. As leoas venceram por quatro golos sem resposta, mas só conseguiram desmontar a organização defensiva das caldenses ao minuto 44.
As campeãs em título dominaram o jogo, mas o bloco mais baixo das da casa, a jogar com três centrais, dificultou a tarefa das verde e brancas.
Depois de vários ataques leoninos, o A-dos-Francos podia ter chegado ao golo em duas situações, primeiro numa arrancada de Ana Dias, que foi parada e no consequente livre, com Maria Baleia a rematar ao lado. E logo a seguir, numa desconcentração defensiva, Maria Malta ficou na cara do golo, mas viu Patrícia Morais negar os seus intentos com uma grande defesa.
A um minuto do intervalo Capeta desmarcou-se no limite do fora de jogo e, na cara de Mariana, inaugurou o marcador.
No regresso das cabines, as caldenses tentaram a surpresa, logo na bola de saída, mas o remate de Baleia foi ao lado. Mas o jogo continuaria a ser disputado no meio-campo das da casa. Aos 55’ Nevena Damjanovic ampliou para 2-0 ao chegar mais alto que todas as outras e a cabecear para o fundo das redes, acabando com as esperanças do A-dos-Francos.
Dez minutos depois, e apenas dois minutos após entrar em campo, Solange Carvalhas recebeu um passe longo e bateu Mariana para o 0-3. E oito minutos depois Capeta bisou ao desviar de cabeça um livre na esquerda.
As caldenses deram o seu melhor frente às campeãs em título. A diferença entre as duas equipas foi preponderante, tanto a nível físico, como técnico e tático. Ainda assim, em termos de atitude há pouco que os adeptos da casa possam apontar às suas atletas neste encontro.
Na próxima jornada o A-dos-Francos recebe o Braga.