Triatlo Jovem trouxe perto de 200 atletas às Caldas da Rainha

0
506

Pimpões organizou a prova e ficou com o terceiro lugar por equipas

A SIR “Os Pimpões” organizou no passado sábado a quarta edição do Triatlo Jovem das Caldas da Rainha, a contar para o Campeonato Regional Interior e Litoral Centro, que trouxe à cidade termal perto de 200 jovens triatletas, dos 6 aos 16 anos de idade.
A prova desenrolou-se na zona do Complexo Desportivo Municipal, com o percurso de natação cumprido nas piscinas municipais e os segmentos de ciclismo e corrida a decorrerem na zona envolvente e deu grande animação à zona, com muitos familiares a acompanharem os jovens atletas, embebidos de grande espírito de camaradagem e convívio.
Carla Ferreira, treinadora e responsável pela secção de triatlo dos Pimpões, fez um balanço positivo da prova. “Ao nível da organização correu muito bem. É a quarta vez que organizamos esta prova, temos aprendido ao longo dos anos e penso que esta foi a que correu melhor”, disse, sublinhando justamente a componente de convívio que se gerou. “Esta é uma modalidade que tem uma logística muito complicada, nomeadamente com o transporte das bicicletas, os pais acabam por colaborar e cria-se ambiente giro. Tínhamos piqueniques, equipas com as próprias tendas, num convívio muito engraçado”, apontou.
A nível dos resultados para a equipa caldense, que participou com 18 atletas, “conseguimos o terceiro lugar por equipas, o que foi muito bom”, destacou. Pódio ao qual se juntaram várias classificações de atletas no top 10, que garante pontos para o campeonato.
Esta é a quarta temporada do projeto de triatlo dos Pimpões, iniciado, precisamente, por Carla Ferreira. A secção conta já com 32 atletas dos escalões de formação, aos quais se junta o grupo de seniores. “Felizmente [a secção] está a crescer. É um trabalho que não é fácil, mas é uma modalidade muito dinâmica e atrativa para os jovens, porque aqui têm sempre atividades diferentes nos treinos. Por exemplo, quando está bom tempo vamos nadar e correr para São Martinho”, refere Carla Ferreira.
O projeto tem também dado resultados, como a recente chamada de Inês Gomez à seleção de Espanha para a Taça da Europa. “Temos uma série de miúdos a trabalhar muito bem, com grandes perspetivas, mas a maior parte deles são ainda muito novos”, adverte Carla Ferreira, acrescentando que esta é uma modalidade completa e na qual não basta ser muito bom numa disciplina, “o equilíbrio é o mais importante”.
Entretanto, o clube prepara mais provas para o verão. A 3 de junho vai acolher o Campeonato Nacional de Clubes, que incluiu ainda o nacional de cadetes, universitário e uma prova aberta. E em outubro volta a acolher o encontro nacional de escolas de triatlo. ■

A prova recebeu atletas dos 6 aos 16 anos
- publicidade -