Cadavalense André Duarte campeão nacional de triatlo no seu grupo etário

0
46

O cadavalense André Duarte sagrou-se, no passado dia 5 de Setembro, campeão nacional de triatlo no grupo de idades 25-29 anos. O jovem, oriundo da Rechaldeira, conseguiu completar a prova (1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e dez quilómetros de atletismo) num total de duas horas, dois minutos e 17 segundos. “Consegui o 1º lugar no meu escação e o 4º da geral, a pouco tempo do primeiro, fazendo uma prova bastante consistente nas três disciplinas”, disse, citado por nota de imprensa da Câmara.

O actual contexto de pandemia obrigou a grandes adaptações, especialmente ao nível da natação, devido ao encerramento das piscinas. “Recorri a nadar no mar e atado à borda de piscinas de alguns conhecidos, que me deixavam lá treinar, e aos exercícios de ginásio, que fui fazendo ao longo destes últimos meses. A nível competitivo, a escassez de provas também representou uma barreira motivacional, mas como diz o ditado, quem corre por gosto não cansa”, salientou o desportista. 

André Duarte destaca o elevado volume de treinos exigido aos profissionais de Triatlo. “Em consequência de conjugar três disciplinas, acaba por ter um elevado acumular de horas semanal, qualquer coisa entre as 15 e as 25 horas que, em distância, se traduzirá numa média de 350km de bicicleta, 12km de natação e 60km de corrida, sem contar com algum trabalho de ginásio e mobilidade. Por norma, treino duas vezes por dia, com alguns dias a treinar três vezes”, contou. 

Ao longo dos três últimos anos, André conseguiu ganhar o título nacional do seu escalão por três vezes, em distâncias diferentes. “No futuro, gostaria de me aventurar no Ironman, pois penso que aí tirarei o melhor proveito das minhas capacidades”.

André Duarte tem 25 anos e reside na Rechaldeira (Vilar, Cadaval). “A nível académicotenho uma licenciatura em nutrição por acabar e tenho formação em programação informática, esta última que exerço actualmente”, declarou, agradecendo aos apoios que tornaram possível este feito.