UAAARE Bordalo Pinheiro iniciou quarto ano letivo

0
611

Unidade da Escola Rafael Bordalo Pinheiro apoia 18 alunos que são atletas de alto rendimento a ter bons resultados também na escola

A Unidade de Apoio ao Alto Rendimento Escolar da Escola Rafael Bordalo Pinheiro iniciou no passado dia 23 o novo ano letivo com 18 alunos que são, também, atletas de alto rendimento, provenientes de 11 modalidades desportivas diferentes.
Este ano a UAAARE caldense recebeu oito novos alunos. Dos 18 que integram a unidade, três são alunos deslocalizados, que vêm da zona da Grande Lisboa, Alentejo e Madeira.
Alexandra Sampaio, coordenadora da unidade, afirmou que “não é fácil cumprir os requisitos” para entrar no programa e lembrou os sacrifícios que estes alunos atletas fazem no seu dia a dia, carregado de treinos, deslocações e estudo, além de terem que aprender a lidar com a pressão de resultados desportivos e escolares.
“Falta-lhes sempre tempo”, sublinhou, acrescentando que todo o processo só funciona com um grande empenhamento da comunidade escolar, mas também dos treinadores, clubes e federações, assim como dos pais.
Alexandra Sampaio particularizou, ainda, o trabalho dos professores, elogiando “o compromisso de toda a equipa” no apoio aos alunos.
Este é o quarto ano do projeto que ajuda os jovens atletas que atingiram um patamar desportivo de elevado nível a conciliar da melhor forma o treino e a competição com o programa escolar. Integrados em turmas “normais”, estes alunos têm flexibilidade nos horários e acesso a programas de apoio ao estudo para poderem recuperar as aulas a que não podem assistir, ou para superarem as dificuldades que lhes surgem.
Maria do Céu Santos, diretora da escola, disse na sessão de abertura que este programa “é um orgulho” para a comunidade escolar, que também vibra com os resultados dos atletas. A diretora deu como exemplo Beatriz Monteiro, parabadmintista que esteve presente nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. “Estes atletas são exemplos para os restantes alunos”, destacando que o sucesso escolar desta unidade está acima de 90%.
Este ano, os alunos da UAAARE receberam da Câmara das Caldas passes gratuitos para o TOMA e para a rede de bicicletas elétricas do município, da qual serão mesmo os primeiros utilizadores. ■