ETEO – ECO-Inteligência e Sustentabilidade II

0
670

palestra2No passado dia 20 de Novembro, a Escola Técnica Empresarial do Oeste promoveu mais um seminário no auditório da escola.
O evento, intitulado “Eco-Inteligência e Sustentabilidade II” contou com a presença de representantes de entidades com as quais a escola mantém relações institucionais. É de frisar a presença do Senhor Vítor Marques, presidente da junta de Freguesia de Nª Senhora do Pópulo, Dr. Guilherme Collares Pereira, em representação da Fundação EDP e, por parte da Comunidade de Tamera, a presença do Dr. Douglas, Dr. Daniel Müller e Maria Velez que fez a tradução simultânea. Este é sempre um momento alto e de grandes expectativas para os alunos. Estiveram presentes no seminário os diretores da ETEO: Drª Filomena Rodrigues, presidente da direção, e Dr. Luís de Sá Lopes, diretor pedagógico.
Os alunos do 3º ano dos cursos Técnico de Comunicação Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Técnico de Energias Renováveis participaram ativamente no seminário, sendo estes os principais intervenientes através da organização do evento, da receção e apresentação de trabalhos de forma conjunta. Vivenciou-se a interdisciplinaridade.
Trabalhos apresentados:
1º – Projeto Fogão-Foguete da autoria dos alunos Rafael Vieira do curso Técnico de Energias Renováveis e André Martins do curso Técnico de Comunicação: Marketing, Relações Públicas e Publicidade. Este projeto consiste na construção de um “fogão-foguete” cujas principais caraterísticas são:
– Redução de  cerca  de  70%  no consumo combustível;
– Elevada produção de  calor;
– Baixa perigosidade;
– Possibilidade de cozinhar  ao ar livre.
2º – Projeto Passadeira Segura da autoria dos alunos Ruben Pereira e Mussa Fati do curso Técnico de Energias Renováveis e das alunas Bruna Oliveira, Milene Fialho e Flávia Fatal do curso Técnico de Comunicação: Marketing, Relações Publicas e Publicidade.
É um projeto que objetiva chegar à população em geral de uma forma inovadora, isto é, recorrendo a estímulos sensoriais pela  construção de sinais com iluminação LED, reforçando a sinalética convencional. Pretende alertar e sensibilizar os condutores para os índices de sinistralidade.
Benefícios propostos no desenvolvimento do projeto:
-Os sinais com iluminação proporcionam uma maior visibilidade , captando a atenção do condutor que se está a aproximar de uma passadeira e prevenindo assim acidentes;
– Exploração dos  fatores de marketing das cidades;
– Recurso à Sustentabilidade;
– Envolvimento das autarquias;
– Possibilidade de que os alunos mostrem as suas competências aprendidas ao longo do curso que frequentam.
3º – Projeto Eletric Bike Station da autoria dos alunos Diogo Fernandes e João Lopes do curso Técnico de Energias Renováveis e das alunas Patrícia Roque e Rute Miriam do curso Técnico de Comunicação: Marketing, Relações Publicas e Publicidade.
O projeto “Electric Bike Station” consiste na recolha de bicicletas inutilizadas, posteriormente recuperadas em termos mecânicos e transformadas para elétricas. O trabalho desenvolvido interdisciplinarmente  pretende divulgar e sensibilizar a população em geral para as questões ambientais e da mobilidade de proximidade.
Benefícios propostos pelo projeto:
– Dinamismo e inovação;
– Recurso à política dos 3 R’s;
– Promoção da mobilidade de proximidade;
– Vantagens associadas à saúde e ao bem-estar;
– Diminuição da emissão de GEE e proteção do ambiente;
– Não utilização de combustíveis fósseis.
Foi uma tarde positiva e dinâmica, tendo o público mostrado interesse pelos temas tratados ao longo das várias apresentações.
Este evento vai na segunda edição envolveu os alunos do curso Técnico de Energias Renováveis  e Técnico de Comunicação ,Marketing, Relações Publicas e Publicidade .
Foram criadas várias equipas,  o que permitiu aos alunos desenvolverem as competências multidisciplinares adquiridas nos respetivos cursos.
Os trabalhos, todos relacionados com energia e o ambiente  permitiram a construção e prototipagem de equipamentos sustentáveis e eco-inteligentes.
Os alunos do 3ª A do curso TCMRPP