A folia carnavalesca sente-se em toda a região. Caldas tem… três reis do Carnaval
Este ano nas Caldas há três reis do Carnaval. Ao Zé Povinho (interpretado por Ruben Alves) e Maria da Paciência (a quem Daniel Vieira dá vida), junta-se uma terceira figura, a Ama das Caldas (que é Tânia Santos). A apresentação de suas majestades ao povo decorreu na manhã de sábado, com um desfile pelas ruas que culminou com a entrega da chave do Carnaval nas varandas do edifício sede da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório. Os fatos dos reis, este ano mais modernos e coloridos, são outra novidade.
Ruben Alves é produtor de eventos e promete “animar a malta, porque o das Caldas é o maior”. Já o estudante Daniel Vieira fala num “sonho concretizado” e a psicóloga Tânia Santos refere que o facto de haver também uma Ama das Caldas “é um desafio novo”. Os reis salientaram o espírito carnavalesco que já se sentiu na apresentação e a interação com as pessoas. No dia 4 a comitiva foi ao Mercado de Santana.
Sexta-feira começam os bailes no Nadadouro, que decorrem até dia 12 com a Banda Linha d’Água (entradas livres na sexta e domingo) e concurso de máscaras no sábado e na segunda-feira. Na Zona Industrial há bailes nos dias 9, 10 e 12 (entradas a 3 euros por pessoa). Os corsos, com 20 carros alegóricos na Avenida 1º de maio, realizam-se no sábado à noite (21h00) e no domingo e terça-feira, à tarde (15h00). No sábado e na segunda-feira haverá bailes do casino, no Céu de Vidro.
No centro comercial La Vie, entre 10 e 13 de fevereiro, há atividades para os mais novos, como o Acetato Mágico, Óculos de Carnaval, Chapéu de palhacito e pinturas faciais, com participação gratuita (11h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00).
O Carnaval das Caldas termina com o enterro do entrudo no Monte Olivett, na noite de quarta-feira.
Nas Gaeiras (Óbidos) há corso infantil no dia 9 e a receção aos reis, com discurso real, na noite do dia seguinte. Haverá corsos e matinés dançantes nos dias 11 e 13 de fevereiro. Nelson Lords e Nuno Alexandre estão responsáveis pela animação. No dia 14 há enterro do Entrudo. Em Trás do Outeiro também haverá baile, com a Banda Nova Onda, no dia 9, a partir das 22h00.
No Oeste realiza-se o “Carnaval Mais Português de Portugal”, em Torres Vedras, todos os anos com milhares de foliões. O monumento foi inaugurado e a embaixada real já foi à capital. Até dia 14 a animação não pára.
Na Nazaré vive-se também com grande intensidade esta data, com bailes de máscaras e muita animação. A romaria de São Brás realizou-se no passado sábado. “Tá mea praia alevantada” é o mote do Carnaval nazareno deste ano, conhecido por honrar as tradições.
No Cadaval também se realizou este fim-de-semana o primeiro assalto ao Carnaval. O desfile escolar sai às ruas no dia 9, há revista à portuguesa (9 a 13 de fevereiro) e este sábado o segundo assalto com entradas livres e música de “Deixa Rolar” e dj “L.S.”. No dia 12 há baile de Carnaval nos Bombeiros. Os corsos serão nas tardes de domingo e terça-feira, encerrando com o enterro do entrudo na Vila.
Em Peniche no sábado houve animação durante o dia e noite. No dia 8 realiza-se o Carnaval sénior em Ferrel. O Carnaval escolar decorre a 8 e 9 e para as tardes de 11 e 13 de fevereiro está previsto o grande corso carnavalesco. ■