Caldas da Rainha com um Verão cheio de iniciativas, animação e muitos visitantes
Tendo agora passado o 15 de Agosto, que é a data que marca o pico da época de verão e dos eventos relacionados com este período, cumpre agora fazer uma retrospectiva das iniciativas desenvolvidas ou apoiadas pelo município para a animação e promoção do concelho durante este período.
Como se sabe, a actividade turística é um dos pilares fundamentais da economia da região e o verão é o período de excelência para a nossa aposta neste sector. Neste sentido a Câmara Municipal desenvolveu ou apoiou um conjunto de iniciativas que passaram pela realização de eventos culturais e de animação que foram essenciais na divulgação e atração de turistas e visitantes, nacionais e internacionais.
O cartaz de animação deste ano contou com actividades como o Caldas Anima que trouxe vida à cidade, contribuindo para a promoção comercial, através da animação de rua, dos mercados CRIA, dos espectáculos do CCC, dos concertos da Bandas Filarmónicas ou das actuações dos ranchos folclóricos.
Tivemos e vamos ainda continuar a ter várias festas um pouco por todas as freguesias do concelho, dinamizadas com muita dedicação e entrega pelas suas gentes e pelos seus autarcas locais, com um investimento em animação musical e nos conjuntos musicais que contribuem para atrair um grande número de pessoas e que são sempre um factor importante de renovação das suas tradições e um ponto de reencontro entre os filhos da terra dispersos pela diáspora.
Enquadrado nesta estratégia também o município apostou na vinda de um artista de primeira linha, que foi possível trazer na época alta dos espectáculos no país e a um preço muito mais reduzido, custando menos de metade daquilo que custaria se não tivesse um patrocínio comercial. A aposta que foi feita em Caldas da Rainha neste artista, foi igualmente tomada neste verão noutras cidades de Portugal como por exemplo Viseu, Braga, Porto, Bragança, Cantanhede, Ovar, etc, e se não tivesse sido feito em Caldas da Rainha teria sido realizado noutro concelho do Distrito, com muita pena para todos os mais de 20 mil caldenses e visitantes que puderam assistir a este que foi um dos espectáculos com maior assistência de sempre no nosso concelho, senão o maior de sempre. Compreendemos que alguns possam não apreciar especialmente este tipo de espectáculo ou considerar elevado o investimento, mas o grande sucesso e a adesão elevadíssima de pessoas a este espectáculo demonstram que foi também um elemento importante de atractividade, que pode ajudar a criar o hábito nas pessoas de virem a Caldas da Rainha e reafirmar o concelho no contexto de grandes eventos.
Outros espectáculos e festas de grande impacto e com grande sucesso e afluência de público ocorreram neste período como o “Oeste Fest”, a “Festa Branca”, a “Festa Pais e Filhos e Anos 80” e as animações em Salir do Porto.
Finalmente registamos o lento mas constante regresso de vendedores e pessoas à Feira do 15 de Agosto e o sucesso que foi novamente a Expotur (Tasquinhas), que trouxe às Caldas muitos milhares de visitantes que puderam saborear a nossa gastronomia e usufruir de uma animação de excelência, num espaço cada vez mais cuidado.
Realçamos que estas iniciativas e o apoio que o município dá às mesmas têm como ponto central da sua estratégia a promoção, divulgação e atracção de turistas e visitantes a Caldas da Rainha, num período fundamental para o turismo e onde a aposta e competição nesta área entre os vários concelhos do país é elevadíssima. Se queremos prosperar também neste sector temos de ser pró activos e dinâmicos, naturalmente com algum aumento do investimento, pois caso contrário assistiremos a um lento definhar da economia local e ao adormecimento de uma cidade e de um concelho.
Sem nunca deixar de garantir uma boa saúde financeira, procuraremos cumprir o programa com que fomos eleitos, de modo a podermos construir uma cidade e um concelho mais competitivo, mais agradável, limpo e moderno.
Por fim queremos agradecer a dedicação e a entrega de todos aqueles que, com profissionalismo, ou de uma forma totalmente gratuita e muitas vezes abdicando das suas próprias férias, trabalham neste período nas diversas iniciativas e festas que temos na cidade e no concelho e que ajudam a tornar Caldas da Rainha num, cada vez mais conhecido e apetecido, destino de verão.
Tinta Ferreira
Presidente da C.M. Caldas da Rainha