Câmara quer Caldas com um comércio verde e boas práticas ambientais

0
490
A animação da cidade “é fundamental para o comércio”, diz Hugo Oliveira

O vereador com o pelouro do comércio, Hugo Oliveira, diz estar preocupado com o fecho de muitas lojas na cidade, mas considera que esta situação é um reflexo da crise que assola todo o país. Defende que, mesmo nesta altura, o comércio deve ser diferenciador, apostando na sustentabilidade.
Entre os projectos que a autarquia possui, em parceria com a ACCCRO para apoiar o comércio na cidade, o vereador Hugo Oliveira destaca o Green Inova Comércio que foi desenhado pelo Gabinete de Regeneração Urbana da autarquia e submetido pela ACCCRO ao Inov Centro, numa candidatura com um valor superior a 300 mil euros e financiada a 70% de fundos comunitários, que já foi aprovada.
A Câmara compromete-se a contribuir com 15%, cabendo o restante à associação comercial. “Este é um projecto muito importante para o comércio das Caldas”, refere o autarca, destacando que o Green Inova Comércio permite transformar o comércio da cidade num comércio verde e com boas práticas ambientais. Entre as medidas está prevista formação e subsídios aos próprios comerciantes para adoptar boas práticas ambientais quer sejam energéticas, de embalagens ou de produtos. As acções passam ainda pela criação da marca Caldas, um gabinete de apoio aos comerciantes para criar as suas imagens e iniciativas de sensibilização para as pessoas que procuram o comércio tradicional. “Hoje vamos ao supermercado e temos sacos biodegradáveis, o mesmo ainda não acontece no comércio da cidade”, exemplificou o autarca, acrescentando que os comerciantes que tiverem melhores práticas são distinguidos com o Prémio Municipal Verde para o Comércio.
“Fazia sentido ter acções focadas para o comércio que, ao mesmo tempo em que renovamos o espaço público, possam melhorar a sua imagem e, com isso criar uma dinâmica de cidade aprazível e com um comércio que se preocupa com as boas práticas ambientais”, salientou o vereador.
Prevista está também a colocação de muppies interactivos, com informação turística e comercial. “A ideia sempre foi a cidade funcionar como um centro comercial a céu aberto, onde as pessoas têm conhecimento de onde estão os estabelecimentos e podem visitar todo o espaço urbano”. O autarca acrescenta ainda que a associação comercial tem dinheiro para fazer animações na cidade, “que são fundamentais para o comércio”.
Hugo Oliveira realça ainda que, tal como qualquer espaço comercial tem lojas âncora, a Praça da Fruta é a âncora do centro da cidade e um pólo de desenvolvimento do comércio nas redondezas. Reconhece que será “um grande problema” retirar durante algum tempo essa âncora, mas destaca que será para melhorar as condições do tabuleiro.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt