Ecopontos da Praça da Fruta não funcionam há seis meses

0
920
Os ecopontos têm o sistema hidráulico avariado
- publicidade -

Comerciantes da Praça da Fruta queixaram-se à Gazeta das Caldas que o único posto de reciclagem daquela zona não funciona há mais de seis meses.
Os contentores em causa, em frente à sede da União de Freguesias, foram polémicos desde a sua colocação. Inicialmente a Câmara tinha uma solução que foi mandada suspender pela Direcção-Geral do Património Cultural devido ao impacto visual negativo que provocava junto ao edifício classificado. Depois surgiu, em Agosto de 2015, a decisão de optar por cinco contentores que ficassem apenas meio metro acima do chão e são três desses que agora não funcionam.
Os comerciantes fazem notar que aquele é um dos locais mais movimentados da cidade, onde se agrupam vários estabelecimentos e os vendedores da Praça da Fruta. A solução tem passado por deixar os cartões junto a outros contentores da praça, onde a carrinha que recolhe cartão costuma passar durante a tarde.
Para colocar os resíduos nos ecopontos os comerciantes vêem-se obrigados a deslocar-se com o lixo até, por exemplo, ao Largo Heróis de Naulila, perto do mercado do peixe.
Gazeta das Caldas questionou a autarquia, que esclareceu que os contentores têm o sistema hidráulico – que permite a sua elevação e colocação de volta no solo – avariado. A Câmara informou ainda que a reparação “está em fase de consulta a empresas especializadas na matéria para posteriormente ser lançado o concurso público”. Além dessas reparações, serão substituídas peças que acusem desgaste.
Nas respostas enviadas ao nosso jornal, o município caldense esclarece ainda que “o serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos está em fase de transição [da Câmara] para os SMAS, pelo que será esse serviço que irá dar continuidade ao processo dos trabalhos de reparação”.

- publicidade -